Representantes da Terra Indígena do Vale do Javari sentaram nesta segunda-feira, 27, em Atalaia do Norte, com autoridades do governo federal, para discutir e encaminhar propostas relacionadas à defesa efetiva dos povos que habitam a região.
A Comitiva do governo, liderada pela ministra do Ministério dos Povos Originários, Sonia Guajajara, chegou, hoje, em Atalaia do Norte.
Durante o encontro, realizado na sede da Univaja, lideranças indígenas locais ficaram frente a frente com a força-tarefa governo e cobraram a presença permanente de agentes de segurança pública no Vale do Javari.
Segundo a Univaja, ideranças indígenas do Vale do Javari vêm recebendo ameaças de morte desde a execução de Dom e Bruno, mortos justamente por denunciarem crimes socioambientais.
Um dos pedidos dos líderes é que o governo federal aprimore o programa de proteção a pessoas ameaçadas.
Além da ministra Guajajara, a comitiva contou, também, com a presença da viúvas de Dom e Bruno, Alessandra e Beatriz Matos, que assumiu, há cerca de duas semanas, o cargo de diretora do Departamento de Proteção Territorial e de Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato, no Ministério dos Povos Indígenas.
Tanto Alessandra quanto Beatriz chegaram à região sob forte esquema de segurança.