O Instituto Pontual Pesquisas divulgou nesta sexta-feira (1/3) os resultados de uma pesquisa que revelou um novo cenário na disputa pela prefeitura de Manaus. O pré-candidato e deputado federal Amom Mandel, do Cidadania, emergiu como líder, conquistando 32,4% das intenções de voto. Logo atrás, encontra-se o atual prefeito David Almeida (Avante), com 28,1% das preferências. Em terceiro lugar, tecnicamente empatados, estão Alberto Neto (PL) com 8,7%, Roberto Cidade (União Brasil) com 7,1% e Zé Ricardo com 6,9%. Maria do Carmo Seffair (Novo) obteve 1,3% das intenções de voto, enquanto Israel Tuyuka (PDT) ficou na última posição com 0,6%. O índice de votos brancos e nulos totalizou 8,4%, e os indecisos representaram 6,5%.

Em comparação com a pesquisa nacional realizada pelo Instituto Paraná Pesquisa em novembro do ano anterior, David Almeida detinha 38,5% das intenções de voto, seguido por Amom Mandel com 23,3% e Coronel Menezes (PL) com 11,9%. Menezes foi substituído pelo nome de Coronel Alberto Neto na pesquisa do Instituto Pontual.

David Almeida lidera em rejeição, com 20% dos eleitores declarando que não votariam nele de forma alguma. Zé Ricardo aparece em seguida com 16% de rejeição, seguido por Israel Tuyuka (10,3%), Amom Mandel (7,5%), Alberto Neto (6,4%), Roberto Cidade (5,7%) e Maria do Carmo, com 5,5% de rejeição.

A sondagem é a primeira do Instituto Pontual para a cidade de Manaus neste ano e foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09483/2024.

Segundo Turno

Em possíveis cenários de segundo turno, Amom Mandel sairia vitorioso contra todos os seus adversários. Em uma disputa direta com o atual prefeito, Amom receberia 44,5% dos votos, enquanto David Almeida obteria 38,3%. O percentual de votos brancos e nulos atingiria 12,5%, com 4,7% de indecisos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 25 deste mês, ouvindo 1.260 eleitores de todas as zonas de Manaus, e está devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código AM-09483/2024.

O crescimento de Amom Mandel pode ser atribuído ao lançamento de sua pré-candidatura, enquanto a queda de David Almeida se relaciona, entre outros fatores, ao recente episódio no qual viajou para o Caribe em um jato particular custeado por um fornecedor da Prefeitura de Manaus.

Confira os Números

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab
Artigo anteriorMudança radical: nutróloga explica o que fez Eduardo Costa perder tanto peso
Próximo artigoBrasil volta à elite das 10 maiores economias do mundo com PIB de 2023