Foto: Elcimar Freitas/Fato Amazônico

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) publicou a Resolução nº 264/2025 que declarou situação crítica de escassez nos rios Juruá, Purus, Acre e Iaco. A declaração foi aprovada pela diretoria da agência na última quinta-feira (21) e publicada nesta segunda-feira (25). A decisão segue em vigor até 31 de outubro.

De acordo com a ANA, as bacias hidrográficas situadas no Acre e Amazonas têm registrado chuvas abaixo da média desde 2023 e indicam que os volumes de precipitações devem ficar abaixo da média até outubro deste ano.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indica que as regiões das bacias dos rios Juruá, Purus e Acre vêm registrando chuvas abaixo da média desde 2023 até outubro.

 Essa resolução da ANA tem o objetivo de identificar os impactos sobre usos da água e propor medidas de mitigação dos efeitos da escassez hídrica nessa região da Amazônia no Acre e no Amazonas de forma articulada com os setores usuários de recursos hídricos. A Declaração foi aprovada durante a 940ª Reunião Deliberativa Ordinária da Diretora Colegiada da Agência em 21 de agosto.

Além disso, a declaração tem como objetivo permitir que a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico possa estabelecer e fiscalizar o cumprimento de regras excepcionais de uso da água nos rios em situação de emergência.

O decreto busca identificar impactos sobre os usos da água e propor medidas de prevenção e mitigação dos impactos da seca, por meio das Reuniões de Avaliação das Condições Hidrometeorológicas da Região Norte. Esses encontros contarão com representantes dos órgãos gestores dos recursos hídricos do Acre e do Amazonas.

A declaração tem a intenção de possibilitar que outros processos de situação de calamidade ou emergência por seca possam ser agilizados ou antecipados por reconhecimento do Poder Executivo Federal.

Artigo anteriorApós duas décadas de espera, Barcelos ganha novo porto com investimento de R$ 20 milhões
Próximo artigoGoverno do Amazonas inicia atendimentos do Mutirão da Cidadania para emissão de Carteira de Identidade Nacional