O senador Antonio Anastasia (PSD-MG) foi escolhido pelo plenário do Senado Federal, nesta terça-feira (14), com 52 votos, para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU).

Kátia Abreu (PP-TO) teve 19 votos e o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo, apenas 7.

A expressiva aprovação de Antônio Anastasia para a vaga destinada ao Senado no TCU é uma vitória de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente da Casa, sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL)

O órgão auxilia o Congresso Nacional, segundo o artigo 71 da Constituição, a “apreciar as contas prestadas anualmente pelo presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento.”

A vaga foi aberta após a saída de Raimundo Carreiro, que irá assumir a Embaixada do Brasil em Lisboa. Foi realizada uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, nessa terça-feira, com os três concorrentes.

A reunião que fez parte do “esforço concentrado” anunciado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para a realização de sabatinas de autoridades indicadas para cargos públicos.

Pacheco cumprimentou os três senadores durante entrevista coletiva após o fim da sessão e disse que “não há necessariamente derrotados”, enaltecendo a democracia na escolha dos parlamentares.

“Essa quantidade de votos naturalmente decorre do trabalho realizado pelo senador Antonio Anastasia e da sua apresentação, embora apresentação do senador Fernando Bezerra e da senadora Kátia Abreu sejam dignas de nota pela qualidade. É uma escolha democrática. No universo três candidatos em que você tem que escolher um, acabou sendo escolhido o senador Antonio Anastasia”, disse Pacheco.

A indicação no TCU é tripartite. Além do Senado, as vagas se alternam também entre a Câmara dos Deputados e o presidente da República em exercício. A vaga desperta interesse por ser vitalícia.

Anastasia será substituído no Senado por Alexandre Silveira (PSD-MG), que ocupava a vaga de primeiro suplente.

Artigo anteriorMorte de jovem em passeio de lancha será investigada como homicídio
Próximo artigoPara 2022, Prosamin+ terá inovações anunciadas pelo Governo do Amazonas