Folha de S.Paulo – Arqueólogos em Israel anunciaram nesta segunda-feira (8) que descobriram a localização de uma antiga cidade filisteia, citada na história bíblica do rei Davi.
A cidade de Ziclague era dominada por um rei filisteu que reinou na cidade vizinha de Gate, depois que os antigos “povos do mar” começaram a chegar à região no século 12 a.C., afirmam pesquisadores da Autoridade de Antiguidades de Israel, da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade Macquarie de Sydney, na Austrália.
De acordo com um relato bíblico, o rei Davi reinou em Ziclague antes de ser coroado em Hebrom, após a morte de Saulo.
A localização de Ziclague está no centro de uma controvérsia científica —há 12 locais considerados possíveis no sul de Israel. No entanto, até o momento não haviam sido encontrados restos suficientes de uma ocupação filisteia e judia para identificar a cidade, segundo a Autoridade de Antiguidades.
Os arqueólogos afirmam ter descoberto restos de ocupação que remontam à era filisteia, abaixo daqueles da época do reinado de Davi. Essas descobertas os levaram a acreditar que se trata de Ziclague, diz o comunicado.
Os cientistas encontraram objetos típicos da civilização filisteia, bem como cerâmicas da época do rei Davi.
Inimigos juramentados do povo judeu, os filisteus controlavam um território que hoje corresponde ao centro e ao sul de Israel e da Faixa de Gaza.