A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (Apae Manaus) estabeleceu uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), para receber o apoio de 12 internos do sistema prisional. Os detentos, que participam do programa de ressocialização “Trabalho e Qualificação”, realizam serviços de capinação, varrição e poda nas dependências da entidade.

O programa da Seap tem como objetivo promover a ressocialização dos internos, oferecendo oportunidades de trabalho e qualificação profissional. Através dessa iniciativa, os internos podem remir parte de suas penas com atividades laborais, além de adquirirem habilidades que facilitarão a reintegração social a término do cumprimento da pena.

A presidente da Apae Manaus, Ione Tôma, destacou a importância da parceria para a manutenção dos espaços da instituição. “Essa colaboração é fundamental para mantermos nossas áreas limpas e organizadas, proporcionando um ambiente acolhedor para nossos atendidos e suas famílias. Além disso, é uma oportunidade para os internos desenvolverem responsabilidade e novas competências,” afirmou.

Além da parceria com a Seap, a Apae Manaus também conta com o apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A colaboração envolve a disponibilização de uma equipe multidisciplinar para atendimento e apoio aos usuários da instituição, ampliando o suporte às famílias e fortalecendo os serviços oferecidos.

Ione Tôma informou ainda que a Apae Manaus está em busca de novos recursos para ampliar seu atendimento. “Estamos constantemente em busca de parcerias e investimentos que possam permitir a ampliação de nossos serviços e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência atendidas pela Apae Manaus, porque temos mais de cem pessoas na fila de espera aguardando a oportunidade de um atendimento especializado,” concluiu. Com essas iniciativas, a entidade reforça seu papel na inclusão social e no apoio às pessoas com deficiência na capital amazonense.

Apoio e dedução fiscal

A presidente também reforça a importância da dedução fiscal no imposto de renda, uma possibilidade para pessoas físicas e jurídicas que doarem à Apae. “Queremos que todos saibam que, além de ajudar a transformar vidas, há benefícios fiscais. É uma maneira prática de fazer o bem”, destaca Ione.

A Apae está se cadastrando junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Conselho Municipal do Idoso (CMI) e Conselho Estadual do Idoso do Amazonas (CEI/AM), para que quando a pessoa for declarar o imposto de renda, possa fazer doação à Apae Manaus, além de também ter inserido a instituição como beneficiária da Nota Fiscal Amazonense, para as pessoas que se cadastrarem, possam indicar a instituição para receber 40% dos recursos.

Outra realização da Apae em busca de recursos é o CarnApae, que será realizado no dia 8/3, a partir das 17h30, na sede da instituição. As mesas já estão à venda por R$ 50,00.

Como ajudar?

Para aqueles que desejam contribuir com a Apae Manaus, as doações podem ser feitas diretamente na instituição ou através de canais específicos que garantam a dedução fiscal. Qualquer ajuda é bem-vinda e faz uma enorme diferença na vida de centenas de famílias.

Para mais informações sobre como apoiar a instituição, entre em contato com a Apae Manaus pelo telefone (92) 99282-8220 ou pelo e-mail [email protected].

Contribuições também podem ser realizadas via PIX (CNPJ 04.216.628/0001-80).

Quem quiser conhecer a Apae Manaus, a instituição está de portas abertas de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, na avenida Ivanete Machado, s/nº, Conjunto Castelo Branco, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, ou pelo e-mail [email protected].

Artigo anteriorDeputado João Luiz defende que relações internacionais da Unale é importante para combater ilegalidades na Tríplice Fronteira
Próximo artigoNasce Rás, filho de MC Daniel e Lorena Maria