Ao menos 130 milhões de pessoas ficaram sem luz nesta terça-feira (4) em Bangladesh, após uma falha na rede elétrica que provocou um apagão geral.

A rede de energia caiu às duas da tarde, no horário local, e com exceção de algumas áreas do noroeste de Bangladesh, “o país está sem eletricidade”, disse à AFP Shamim Ahsan, porta-voz do Conselho de Desenvolvimento Energético.

Ahsan afirmou que mais de dois em cada três habitantes estavam sem eletricidade.

Quando a noite caiu, as ruas do centro da capital Daca (22 milhões de habitantes), geralmente bem iluminadas, e outras cidades, estavam às escuras.

Outro funcionário indicou mais tarde que o apagão afetou 60% do país.

“Por volta das 21h, a eletricidade foi restabelecida em todo o país”, disse à AFP A.B.M. Badruddoza, porta-voz da empresa estatal de energia.

No momento, a causa da falha é desconhecida. “Há uma investigação em andamento”, disse Ahsan.

Bangladesh vem sofrendo uma grave crise energética há vários meses devido ao aumento dos preços mundiais de combustível e gás após a invasão russa da Ucrânia.

Daca teve que introduzir “medidas de austeridade” porque não tem recursos financeiros suficientes para importar diesel e gás em quantidades suficientes para atender à demanda de eletricidade.

Bangladesh sofreu um grande apagão em novembro de 2014. Quase 70% do país ficou sem eletricidade por quase dez horas.

Artigo anteriorEstratégias buscam ampliar vacinação contra o sarampo e impedir retorno da doença a Manaus
Próximo artigoQuatro suspeitos de tráfico de drogas são presos com armas no Japiim