Reprodução

Um apagão na capital, na tarde deste sábado (31/8), deixou no escuro a Avenida Paulista, um dos maiores cartões postais da cidade, além de diversos bairros das zonas norte, leste e até mesmo do centro.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que houve uma falha na transmissão da Enel, concessionária de energia elétrica, nas subestações Norte, em Guarulhos, na Grande São Paulo, e Miguel Reale, na zona sul da capital (leia a íntegra ao fim do texto).

A falha ocorreu por volta de 17h30, quando diversos bairros sofreram apagão, e a luz começou a ser reestabelecida gradualmente após às 19h.

Na Avenida Paulista, na região central da cidade, tanto a via quanto ruas próximas ficaram sem luz em alguns trechos. Segundo relatos de pessoas que estiveram pela região, os shoppings Top Center e Pátio Paulista, em pontas opostas da avenida, ficaram sem energia, assim como lojas, lanchonetes, semáforos e outros comércios.

Bairros das zonas norte e leste, onde há maior proximidade com a subestação Norte, foram os mais afetados, mas também há registros de falta de luz em bairros da zona sul da cidade. Alguns bairros de Guarulhos também sofrem com a falta de energia, como Vila Galvão, Parque Continental e Parque Santo Antônio.

Confira, abaixo, os bairros afetados pela falta de luz na capital:

  • Zona norte: Tucuruvi, Jaçanã, Vila Guilherme, Vila Gustavo, Parque Edu Chaves, Tremembé e Vila Maria;
  • Zona leste: Mooca, Tatuapé, Brás, Belém, Penha, Pari, Cangaíba, Itaquera, São Mateus e São Miguel;
  • Centro: Jardins, Bela Vista, República e Vila Buarque;
  • Zona sul: Paraíso, Cambuci e Ipiranga.

A SPTrans, em nota, informou que a falta de energia elétrica afetou o funcionamento dos trólebus que circulam no centro e nos bairros Tatuapé, Penha e Aclimação.

O que dizem as autoridades

“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que houve interrupção de carga de cerca de 870 MW hoje, 31/8, às 17h31, após o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras. Em função do ocorrido, houve interrupção das cargas da ENEL-SP atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale.

O ONS ainda aguarda informações dos agentes para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível”, diz o ONS em nota. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorJustiça determina que Marçal publique direito de resposta de Nunes
Próximo artigoRio Solimões reduz 16 cm em 24 horas e atinge menor nível histórico no Amazonas