
Uma espera que se prolongou por cerca de 11 anos chegou ao fim para comunidades indígenas Sateré-Mawé de Maués. Quatro Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSIs) foram finalmente entregues nesta semana, ampliando a estrutura de atendimento dentro dos territórios e reduzindo as dificuldades de acesso aos serviços de saúde.
As novas unidades atendem as comunidades-polo de Santa Maria, no rio Urupadi, e Nova Esperança, Nova Aldeia e Vila Nova II, no rio Marau.
Além da conclusão das obras, as UBSIs foram entregues equipadas para funcionar e receber as equipes de saúde. Os espaços contam com medicamentos, equipamentos, mobiliário, motor gerador de energia, cozinha e dormitórios.
A estrutura permite que os profissionais permaneçam nas comunidades durante as ações de atendimento, um fator importante diante das distâncias e das características geográficas da área indígena de Maués.
Articulação destravou unidades depois de mais de uma década
A retomada e conclusão das quatro unidades foram viabilizadas após articulação da prefeita de Maués, Macelly Veras, e do coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Baixo Amazonas, Jecinaldo Sateré, junto ao Governo Federal. A mobilização também contou com o apoio do senador Eduardo Braga.
A articulação ultrapassou os limites de Maués. Segundo as informações divulgadas, Macelly também participou, junto ao DSEI, das tratativas para destravar a entrega de outras três UBSIs localizadas na área de abrangência do DSEI Baixo Amazonas, mas fora do município.
Com as quatro unidades de Maués concluídas, a expectativa é aproximar a assistência das aldeias e oferecer melhores condições tanto aos moradores quanto aos profissionais que atuam diretamente nos territórios.
Prefeitura e DSEI firmam cooperação
Durante a programação de entrega das unidades, a Prefeitura de Maués e o DSEI Baixo Amazonas assinaram um Termo de Cooperação Técnica para reforçar a atuação conjunta na saúde indígena.
O acordo estabelece a união de esforços entre as instituições para ampliar e qualificar os serviços destinados à população indígena do município.
A parceria ganha importância em uma região onde as grandes distâncias, os deslocamentos pelos rios e as dificuldades logísticas tornam fundamental a manutenção de estruturas de saúde próximas às comunidades.
Comunidades também recebem equipamentos
As entregas incluíram outras ações. As comunidades de Vila Nova II e Nova Aldeia receberam filtros de barro.
Em Vila Nova II, também foram distribuídos kits agrícolas compostos por carrinhos de mão e roçadeiras para apoiar as atividades desenvolvidas pelos moradores.
A conclusão das quatro UBSIs, porém, representa o principal resultado da ação. Depois de aproximadamente 11 anos de espera, as comunidades Sateré-Mawé passam a contar com estruturas destinadas especificamente ao atendimento de saúde dentro do território indígena.







