O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) decidiu, na quarta-feira (18/11), em sessão extraordinária, por unanimidade, adiantar as datas previstas para a realização das eleições no Macapá, capital amapaense: dia 6 de dezembro, primeiro turno, e 20 de dezembro, segundo turno.

A decisão precisa da chancela do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já recebeu a solicitação.

Adiado por causa do apagão no Amapá, que já dura 16 dias, o pleito na capital amapaense estava previsto para ocorrer dias 13 e 27 de dezembro. Mas, apesar da antecipação do pleito, um novo apagão ocorreu na noite desta terça-feira (17/11) no estado.

O presidente do TRE-AP, Rommel Araújo, disse que solicitou a realização no dia 29 de novembro, com o segundo turno das demais cidades.

Entretanto, recebeu a informação da equipe técnica do TSE de impossibilidade técnica, visto que o sistema de informática estaria programado para apuração e totalização de uma eleição de segundo turno, enquanto a de Macapá seria em primeiro turno. O plenário, então, confirmou as datas de 6 e 20 do próximo mês.

O corregedor regional do tribunal, Gilberto Pinheiro, ponderou que antecipar as datas seria mais oportuna para não chocar com as datas de Natal e Reveillon. “Haveria uma abstenção muito grande”, avaliou.

Apagão

No último dia 3 de novembro, uma explosão seguida de incêndio atingiu um transformador de uma subestação de Macapá, segundo o Ministério de Minas e Energia. O fogo danificou um transformador e atingiu os outros dois – um deles estava inoperante por causa de manutenção realizada desde dezembro de 2019.

A crise energética desencadeou problemas no abastecimento de água, de combustíveis e de produtos nos mercados e provocou o adiamento das eleições em Macapá. Josiel Alcolumbre (DEM-AP), irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), liderava as pesquisas de intenções de votos e passou a ter tendência de queda na esteira do apagão.

A pedido do TRE-AP, o presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, adiou a eleição no Macapá. Barroso disse que conversou com os órgãos de inteligência que relataram o receio de “convulsão social”. O ministro, todavia, não estendeu o adiamento para as demais cidades.

O primeiro turno das eleições municipais de 2020 foi realizado no último domingo (15/11) em todo o país, com exceção do Distrito Federal e de Fernando de Noronha. Com informações de Metrópoles.

Artigo anterior“É meu compromisso de honra”, diz Arthur, ao vistoriar obras de mobilidade urbana em conclusão
Próximo artigo“A cada 17 segundos uma pessoa morre por Covid-19 na Europa”