Divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai contratar uma empresa de consultoria especializada, por R$ 396 milhões, para mapear e monitorar as condições das rodovias e estruturas, incluindo pontes e viadutos. O objetivo é evitar ocorrências como o desabamento da ponte entre os estados do Tocantins e do Maranhão, no ano passado.

A medida busca garantir um monitoramento “in loco” pela empresa contratada, especialmente após o colapso da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 22 de dezembro do ano passado, que deixou 14 mortos e três pessoas desaparecidas entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).

Entenda o caso

  • Ponte ligava os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). A estrutura ruiu em dezembro do ano passado.
  • Ao contratar uma empresa especializada, o Dnit argumenta que não há pessoal suficiente para avaliar todos os contratos de todas as rodovias geridas pelo órgão.
  • Contratação da empresa tem como objetivo tornar “mais eficaz” condições das rodovias do Brasil.

O Dnit argumenta que os levantamentos de campo, estudos técnicos e análise de dados para identificação de falhas potenciais ou sinais de deterioração não podem ser feitos pela própria autarquia, pois o órgão “não tem condições operacionais e recursos humanos disponíveis em seu quadro para a execução do serviço, o que justifica a necessidade da contratação”.

O contrato prevê que a empresa fornecerá assessoramento técnico para o planejamento e gerenciamento da conservação, restauração e estruturação das vias. A contratação detalha que a consultoria especializada auxiliará o Dnit a ter um controle “mais eficaz” sobre as condições das rodovias sob sua administração, que somam 60 mil km de extensão.

“A presente contratação engloba os contratos e instrumentos congêneres relativos a obras e programas de obras de manutenção, conservação de rodovias pavimentadas e não pavimentadas, restauração rodoviária em pavimentos, contenções e OAEs, apoio às atividades do Programa Revitaliza-BR, eliminação de pontos críticos, faixas adicionais e pontos localizados, emergências e quaisquer outros que sejam afetos às ações da CGMRR/DIR/DNIT”, cita o edital da autarquia.

O contrato para a empresa auxiliar a Coordenadoria-Geral de Manutenção e Restauração Rodoviária (CGMRR) terá vigência de 1.825 dias a partir da assinatura.

Ponte desaba

A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, construída em 1960, desabou entre os estados do Maranhão e do Tocantins, em dezembro passado. Dois caminhões atravessavam a ponte no momento do desabamento, sendo que um transportava ácido sulfúrico e outro carregava defensivo agrícola. Também havia outros veículos menores.

A ponte ligava os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), cruzando o rio Tocantins, e fazia parte da Rodovia BR-226, um dos trechos de Belém-Brasília. No momento do desabamento, vários veículos passavam pelo local no momento.

A empresa que auxiliará na verificação dos contratos também deverá analisar um documento emergencial costurado pelo Dnit em dezembro do ano passado, no valor de R$ 171,9 milhões, para a contratação de um consórcio construtor que terá um ano para construir a nova travessia entre os municípios. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorSeleção Amazonense de Vôlei busca classificação para semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-18
Próximo artigoTCE-AM é a única instituição do Amazonas e entre TCE’s a disputar prêmio nacional de Comunicação