Na manhã desta sexta-feira (15), a equipe do Blitz TCE realizou a primeira inspeção no âmbito da educação pública desde o lançamento do programa. Os auditores técnicos visitaram a Escola Estadual Solon de Lucena, localizada na avenida Constantino Nery, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus.

A inspeção foi motivada por denúncias recebidas pelos canais de comunicação do Blitz TCE, que apontavam supostas irregularidades, incluindo obras inacabadas que estariam afetando o funcionamento da escola e obrigando a utilização do sistema de ensino híbrido em algumas turmas.

Adrianne da Silva Freire, chefe do Departamento de Auditoria em Educação do TCE-AM, explicou que a visita teve como objetivo apurar as denúncias e verificar a situação da escola. Durante a inspeção, foi constatado que obras de manutenção em andamento em algumas salas de aula estavam impactando no funcionamento normal da instituição, levando à adoção do modelo híbrido em algumas turmas.

“A gestora em exercício da escola relatou que durante a manutenção dos equipamentos de ar-condicionado, foi constatado que seria necessário também uma reforma no sistema de fiação elétrica da escola, demandando assim mais tempo para a finalização do procedimento”, destacou Adrianne Freire.

A equipe do Blitz TCE fiscalizou desde a infraestrutura da escola até a disponibilidade de alimentos no depósito, entre outros aspectos. A Escola Estadual Solon de Lucena, construída em 1954, conta com mais de 2,5 mil estudantes divididos nos turnos matutino, vespertino e noturno, além de 147 professores e 37 demais servidores atuando no local.

O programa Blitz TCE, desenvolvido em colaboração com as secretarias de Inteligência (Segin) e de Controle Externo (Secex) do TCE-AM, visa adotar medidas eficientes para evitar danos ao patrimônio e interesses públicos. Denúncias podem ser feitas por WhatsApp 5592991995518 ou e-mail [email protected],  conforme informações disponibilizadas pelo TCE-AM.

Artigo anterior57º Festival de Parintins: Abertura oficial marca expectativas econômicas e culturais
Próximo artigoEm Brasília, deputado Dan Câmara e Ministro Lewandowisk reúnem para discutir sobre segurança pública