O prefeito David Almeida determinou que a Praia da Ponta Negra, na Zona Oeste da capital amazonense, seja reaberta nesta terça-feira (26) para o banho. A decisão foi tomada após a Prefeitura de Manaus receber um parecer técnico do Serviço Geológico do Brasil – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB – CPRM) acerca das condições da praia da Ponta Negra.

A desinterdição da praia do complexo turístico Ponta Negra para o banho no rio Negro veio também após a cota do mesmo ter superado a marca de 17 metros nos últimos dias e com o ritmo da cheia.

Hoje, a cota, conforme a medição no porto de Manaus, está em 17,94 metros. A praia estava interditada para o banho desde o dia 2 de outubro, em razão da extrema vazante que o Estado e o município de Manaus passam em 2023.

Com a subida do rio Negro em mais de 2 metros desde outubro, a prefeitura libera o uso do balneário para os banhistas, que devem atentar para as normas de segurança e prevenção contra afogamentos, amplamente divulgadas em mídias e nas placas informativas do parque

A interdição ocorreu devido à proximidade entre o fim do aterro perene da praia e o leito natural do rio, que pode apresentar alterações no terreno, como buracos, desníveis e depressões. Laudo e levantamento solicitados pela prefeitura ao Serviço Geológico do Brasil (SGB) auxiliaram no embasamento técnico, assim como medições do Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas (CBAM).

Artigo anteriorFlamengo já investiu mais de R$ 1 bilhão em seu elenco desde 2019
Próximo artigoInstituições avaliam razões para troca de próteses de quadril e joelho