
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na manhã desta quinta-feira (7/8), com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Os dois países foram penalizados com as maiores tarifas impostas pelos Estados Unidos, de 50%. As informações são de Metrópoles.
De acordo com o Palácio do Planalto, o telefonema durou cerca de uma hora. Os dois discutiram o tarifaço imposto por Donald Trump e ressaltaram a importância de defender o multilateralismo e reforçar a integração entre os países diante do cenário.Em publicação no X, o primeiro-ministro revelou que os países se comprometeram em ampliar as parcerias em áreas como comércio, defesa, saúde e outros.
“Estamos comprometidos em aprofundar nossa parceria estratégica, inclusive nas áreas de comércio, energia, tecnologia, defesa, saúde e muito mais. Uma parceria forte e centrada nas pessoas entre as nações do Sul Global beneficia a todos”, escreveu.
Lula e Modi conversaram também sobre plataformas virtuais de pagamento, incluindo o Pix brasileiro e a UPI, da Índia.
O governo norte-americano oficializou, nessa quarta-feira (6/8), uma taxa adicional 25% sobre exportações de produtos indianos. Com isso, o percentual total chega a 50% — mesmo patamar aplicado ao Brasil. A justificativa para o aumento foi a compra de petróleo russo por parte da Índia.
Já para o Brasil, o governo norte-americano alega uma relação comercial injusta e arbitrariedade nas medidas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Visita de Estado
Ainda durante a conversa, Lula confirmou que realizará uma visita de Estado à Índia no início do ano que vem. Em julho, Modi esteve em Brasília para encontro com o chefe do Planalto.
Os líderes também acordaram que o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), vai à Índia em outubro para participar de uma reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp! Fique por dentro das últimas notícias do Amazonas e do Brasil em tempo real.










