A Prefeitura de Manaus divulgou nesta terça-feira, 06, nota de esclarecimento sobre o tumulto ocorrido na terceira noite da Festival #Sou Manaus Passo a Paço realizado na Praça D. Pedro I.

De acordo com a assessoria da prefeitura, o festival é um “sucesso” de segurança, embora os vídeos que viralizaram nas redes sociais mostrem o contrário.

A prefeitura nega, por exemplo, que balas de borracha, assim como granada de controle à tumulto (gás lacrimogênio), tenham sido usados no local.

Tais afirmações, entretanto, não refletem as imagens gravadas durante a confusão. As imagens, conforme podem ser comprovadas nas gravações falam mais alto do que as letras frias do comunicado (ver vídeo).

À exemplo do depoimento de um cadeirante, outras pessoas reclamaram da ineficiência policial que, inadequadamente, dispararam granadas de gás lacrimogênio sem nenhum critério contra a multidão.

“Foi uma coisa louca. A polícia jogou gás, os meus olhos ficaram vermelhos, nunca vi algo igual. Se a prefeitura sabe que vai aglomerar porque colocou duas atrações num só dia”?, indaga.

Ver nota 

#SOUMANAUS PASSO A PAÇO 2022

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), informa que:

1 – Todo o festival #SouManaus Passo a Paço 2022 é monitorado em tempo real pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC), com o apoio de 30 câmeras, permitindo que a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Semseg) acompanhe a movimentação do público interno e externo. Isto permite a ação imediata da equipe de campo da segurança privada, Guarda Municipal e Polícia Militar em possíveis ocorrências.

2 – A situação de tumulto, de modo pontual, na noite de segunda-feira, 5/9, na rua Governador Vitório, Centro, se deu pela insatisfação de algumas pessoas que não atenderam às recomendações de segurança que limitavam o acesso após lotação máxima. A informação de que foram usadas balas de borracha é falsa. Não houve registro de feridos e o evento seguiu com total segurança.

3 – Informamos também que as passagens invadidas tiveram o sensor de contagem de público danificado. Até aquele momento, se registrava 39,7 mil pessoas em toda a área do #SouManaus.

4 – Com base no protocolo de segurança do evento, após atingido o limite de público nos palcos, os portões foram fechados para que o evento transcorresse com tranquilidade e segurança. Nesse mesmo momento, a prefeitura anunciou em suas redes sociais e canais de comunicação a lotação máxima atingida.

5 – Quanto à ação da Polícia Militar, com referência ao distúrbio civil que ocorreu na entrada do palco Tucupi, foi uma decisão da própria força policial para proteger quem estava lá, devido à tentativa de invasão à força, onde pessoas se machucaram após o portão ter sido deslocado.

6 – Não houve emprego de balas de borracha, mas a PM usou gás lacrimogêneo para que as pessoas pudessem dispersar e assim evitar maiores ocorrências. Foi uma medida extrema, porém necessária no momento, para garantir a segurança da população.

7 – É importante ressaltar que historicamente Manaus nunca teve um evento de artes integradas com toda essa grandiosidade. O excedente de público é prova disto. Logo, o #SouManaus Passo a Paço 2022 é considerado um sucesso de segurança, pois conseguiu promover e integrar mais de 660 artistas locais, sejam de música, poesia, gastronomia e literatura, com a participação da população.

Artigo anteriorHelicóptero que transportava políticos cai na Bahia
Próximo artigoJustiça do Rio inicia audiências do caso do menino João Pedro, baleado por fuzil