A deputada estadual Conceição Sampaio (PP), líder do Partido Progressista na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), teve três projetos de Lei aprovados na última quinta-feira (6). Entre esses, o Projeto de Lei nº 158/2014, de 20/05/2014, sobre a proibição da venda de produtos e instrumentais odontológicos para pessoas não habilitadas que não exerçam a profissão no Estado, que corresponde a uma demanda apresentada pela categoria profissional no Amazonas.

O segundo aprovado, é o Projeto de Lei Ordinária nº 412/2013, de 19/12/2013, que declara de utilidade pública, a Liga de Danças Recreativas e Folclóricas de Manacapuru/zona Rural, com sede na Rua Tenente Zane dos Reis, n. 352, bairro Terra Preta, em Manacapuru ( a 68 km de Manaus). E incumbe à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos o exame da regularidade da documentação da referida entidade.

O outro projeto aprovado é o de nº 99/2013, de 09/04/2013, que institui a “Semana Estadual de Prevenção às Queimaduras”, a ser realizada anualmente, na primeira semana do mês de junho. E entre outros, tem o objetivo de difundir informações e orientações à população sobre os riscos de acidentes causadores de queimaduras com o uso ou manipulação de produtos, materiais, equipamentos etc.

Material Odontológico

Pelo Projeto de Lei nº 158/2014, de 20/05/2014, também de autoria da deputada Conceição Sampaio, que dispõe sobre a proibição da venda de produtos e instrumentais odontológicos para pessoas não habilitadas que não exerçam a profissão no Estado, também fica obrigatória a afixação de cartazes nas lojas de materiais odontológicos em funcionamento, no Estado do Amazonas, proibindo a venda de produtos odontológicos a pessoas que não sejam profissionais habilitados ou que não possuam comprovação de registro no Conselho Regional de Odontologia do Estado.

Pelo projeto, é obrigatória a apresentação de registro do Conselho Regional de Odontologia dos profissionais Cirurgiões Dentistas e Técnicos em Prótese Dentária para efetuarem a compra de qualquer produto ou instrumentais odontológicos. E as empresas, que comercializam produtos odontológicos, ficam obrigadas a orientar quanto à venda de materiais diretamente aos acadêmicos de odontologia, desde que estejam regularmente matriculados em instituições de ensino.

O tema inclusive foi discutido na semana passada, durante Sessão Especial pelo Dia do Dentista, comemorado no dia 25 de outubro, quando a parlamentar recebeu o presidente do Conselho Regional de Odontologia/CRO-AM, João Batista Figueiredo Franco, e profissionais de Odontologia do Amazonas como parte da programação da Semana de Saúde Bucal do Estado.

A deputada Conceição Sampaio destacou que o Amazonas tem vários casos de pessoas com câncer bucal. E que é preciso fazer prevenção e também que é preciso resguardar a vida da população. “E temos de ter esse cuidado na venda do material somente para profissionais habilitados e credenciados. Agradeço o apoio de todos os colegas parlamentares na aprovação desse importante projeto. Hoje a Assembleia Legislativa dá uma boa resposta a uma demanda que nos foi apresentada”, destacou Conceição Sampaio.

Artigo anteriorPoliciais do Careiro Castanho prendem homem por tráfico de drogas no município
Próximo artigoCondenação Homem que postou fotos no Facebook vestindo farda do exército cometeu crime militar