Buda Mendes/Getty Images

Polêmico, decisivo e vencedor. Essas podem ser algumas das qualidades atribuídas a Emiliano Martínez, goleiro da seleção argentina. Nessa quinta-feira (4/7), no confronto contra o Equador pelas quartas de final da Copa América, Dibu foi decisivo na classificação argentina para a semifinal, papel que assumiu desde que chegou a equipe em 2021.

Ao todo, Martínez já disputou quatro disputas de pênalti desde que se tornou titular da Argentina, tendo destaque em todas. Antes do confronto contra os equatorianos, o goleiro já havia brilhado na semifinal da última edição de Copa América, contra a Colômbia, além da semi e da final na Copa do Mundo do Catar, contra Holanda e França.

Das 18 cobranças, Dibu defendeu oito. Se for levar em conta as cobranças no tempo regulamentar, o número chega a nove, já que Enner Valencia perdeu sua cobrança no jogo dessa quinta.

Entre as características desenvolvidas nesse período, a mais notória ligada à Dibu é a da provocação ao batedor. Esse ponto ficou evidente na disputa contra os colombianos, quando acabou defendendo três cobranças. Suas comemorações com danças também se tornaram uma característica do camisa 23.

Com 1.95m e 31 anos, o goleiro é uma peça central na equipe de Lionel Scaloni. Com a classificação, a Argentina aguarda o vencedor do duelo entre Venezuela e Canadá, que se enfrentam nesta sexta-feira (5/7), para conhecer o adversário da semifinal. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorJude Bellingham é punido por gesto obsceno em comemoração na Euro
Próximo artigoDo gelo norueguês ao verão de Paris: conheça a história de Laura Amaro