Exceto por Germán Cano, que parece insuperável, Jhon Arias é o jogador que mais participa de gols no Fluminense na temporada. Completamente adaptado e confortável, o colombiano foi novamente importante e cresceu em jogo decisivo do Tricolor ao marcar o segundo no empate por 2 a 2 com o Corinthians, pelo confronto de ida da semifinal da Copa do Brasil, no Maracanã.
Arias deixou o campo ovacionado pela torcida do Flu. Na temporada, são 46 jogos, sendo 35 como titular, 14 gols, 11 assistências e 122 minutos para participar de um lance de gol. Ele tem 72 passes decisivos, 87% de acerto nos passes, acertou 60% dos dribles tentados e tem 153 bolas recuperadas. Os números são do “SofaScore”. Ao lado de Cano, são a dupla mais eficiente do país.
Durante a partida pela semifinal, uma das mais importantes desde que ele chegou ao Fluminense, Arias se mostrou confortável com o peso do jogo. O lance do pênalti já foi nele, que deu um susto ao sair mancando do campo depois da solada de Fagner. Mesmo assim, seguiu e foi bem. No momento do gol, apesar da liberdade, pegou uma bola não tão simples e marcou um verdadeiro golaço, que ia garantindo a vitória tricolor se não fosse mais um erro defensivo.
Contratado em agosto do ano passado, o jogador de 24 anos demorou a se encontrar, mas, uma vez adaptado, viveu grandes momentos com Abel Braga e agora sob o comando de Fernando Diniz. Arias se mostrou cada vez mais útil dentro dos esquemas e ganhou a confiança que faltava para se firmar.
Arias vive a melhor temporada da carreira com certa vantagem. Ele tem 161 jogos como profissional por quatro clubes diferentes. O melhor ano havia sido 2019, quando fez quatro gols pelo Patriotas (COL), assim como em 2021, quando jogou no Santa Fe e no próprio Flu. Agora, com 14, sabe que pode chegar ainda mais longe.
– Se vamos aos números evidentemente, acho que tenho mais participações em gols e assistências em 2022. Não sei se é o melhor momento da carreira, talvez sim. Acho que não consigo perceber porque não estou satisfeito ainda. Quero evoluir mais, sei que consigo ajudar muito mais. Acho que em novembro, de férias, consigo analisar o que foi e avaliar se é o melhor momento. Agora estou focado em ser muito mais importante e brigar por títulos – avaliou o jogador ainda na zona mista.
Jhon Arias pertencia ao Patriotas e estava emprestado ao Independiente Santa Fe, ambos clubes da Colômbia. O Tricolor desembolsou 600 mil dólares (R$ 3,1 milhões na cotação da época) por 50% dos direitos do jogador. Ele acabou não participando da Libertadores em 2021 pois o Flu foi eliminado nas quartas de final para o Barcelona de Guayaquil (EQU), mas na temporada passada fez 21 partidas, apenas nove como titular, e marcou um gol.
Fluminense e Corinthians só voltam a se enfrentar no próximo dia 15 de setembro, quando os cariocas vão até a Neo Química Arena para o jogo de volta. Antes disso, o Tricolor enfrenta o Palmeiras no sábado, às 19h, no Maracanã, em confronto direto do Campeonato Brasileiro. (Istoé)