No próximo dia 19 de dezembro, das 8h às 18h, a Maternidade Azilda da Silva Marreiro, localizada no bairro Nova Cidade, periferia de Manaus, será palco da segunda edição da ação coletiva de arte urbana ‘Grafitando a Cura’. O evento é idealizado pelo grafiteiro Raiz Campos e reunirá 10 artistas locais para criar um mural colaborativo com o tema gestação, saúde e bem-estar.

A iniciativa busca transformar o ambiente hospitalar, levando mais beleza, alegria e acolhimento tanto para os profissionais de saúde quanto para as pacientes e seus acompanhantes. Com traços vibrantes e cores que refletem esperança e vida, os artistas Alie, Broly, Debb, Gnos, Korok, Riqs, Smit, Soft, Teo e o próprio Raiz unirão seus talentos para ressignificar os espaços da maternidade, tornando-os mais inspiradores e humanizados.

“Essa segunda edição veio de forma especial, agora em uma maternidade, quando recentemente descobri que serei pai. Esse sentimento de novidade, entusiasmo e o amor pela arte vai refletir nesse projeto que estou colocando muita atenção e carinho para dar certo. A arte tem o poder de curar, de levar leveza e reflexão onde muitas vezes há dor e preocupação. O objetivo do Grafitando a Cura é que essa ação seja um presente não só para os colaboradores e para um espaço público de Manaus, mas também para quem precisa de acolhimento em um momento tão especial como a maternidade”, destaca Raiz. 

O projeto teve sua primeira edição realizada no Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado em setembro, sendo um grande sucesso. Na oportunidade, outros artistas puderam mostrar seus trabalhos, colorir o espaço e, ainda, dar uma nova cara ao estacionamento do hospital. 

Impactos da arte na saúde

A arte desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar, se conectando profundamente com as emoções e experiências humanas. O objetivo do Grafitando a Cura é de ser um vetor de saúde e bem-estar da população, melhorando a conexão social, criatividade e autoestima.

A diretora geral da Maternidade, Elcinei Sampaio, recebeu o projeto com muito entusiasmo. “As expectativas são as melhores possíveis, além de tornar o ambiente mais humanizado, dará às pacientes a oportunidade de conhecer mais o trabalho de artistas locais que são orgulho da nossa terra”, comentou. 

O projeto tem a intenção de tornar o dia especial e transformador, deixando como resultado uma grande pintura com mensagens positivas de ânimo e esperança, e reflexões sobre hábitos saudáveis. A ação também visa fomentar a cena do graffiti local, dando maior visibilidade ao trabalho dos artistas urbanos e oportunidade para expressarem suas artes enquanto se conectam com o público. 

Além da criação do mural, o evento contará com uma roda de conversa ao final da tarde do dia 19. Artistas e profissionais de saúde poderão trocar experiências e discutir a importância da arte na promoção do bem-estar em ambientes hospitalares. Esse momento de diálogo reforça a proposta do projeto: aproximar diferentes universos e demonstrar como a criatividade pode ser uma ferramenta poderosa de transformação.

A segunda edição do projeto Grafitando a Cura é realizada com incentivo do Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo, selecionada em edital público da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Amazonas.

Sobre Raiz Campos

Raiz Campos é um renomado artista visual no Amazonas, conhecido por suas obras imponentes que exploram temáticas indigenistas e culturais. Com uma trajetória marcada pela forte presença da arte urbana, seus murais enriquecem viadutos, construções e espaços públicos em várias cidades do Brasil e no exterior, incluindo Estados Unidos, Alemanha e Uruguai. 

Além de sua habilidade técnica e criatividade, Raiz é amplamente reconhecido por seu compromisso com a ação social e educativa, liderando projetos que integram arte e comunidade, como o “Arte Urbana na Escola”, que envolveu estudantes em uma experiência colaborativa para transformar uma escola pública através da pintura de murais. Sua obra não apenas tem apelo visual, mas também provoca reflexões sobre identidade, cultura e o papel da arte na transformação social.

Mais obras do artista: www.instagram.com/raiz.campos/

Artigo anteriorFórmula 1: Red Bull demite Sergio Pérez
Próximo artigoFerraris, Cartier, Louis Vuitton: Assad cultivava imagem modesta, mas bens provam vida na opulência