Após críticas de que teria viajado para fazer turismo sexual na Ucrânia, o deputado estadual Arthur do Val (Podemos) divulgou, no domingo (6), um vídeo sobre sua passagem pela Europa. Na gravação, o parlamentar, também conhecido como Mamãe Falei, disse que quer “ser julgado” pelo que fez, não pelo que não fez.
“Falar que eu fui para lá para fazer turismo sexual ou outro tipo de coisa… Por favor, assista o vídeo e tire a sua própria conclusão”, afirmou. Na sexta-feira (4), áudios de Arthur do Val afirmando que as mulheres na Ucrânia “são fáceis porque são pobres” foram vazados.
Após a repercussão negativa do caso, o deputado pediu desculpas e retirou sua pré-candidatura ao governo de São Paulo.
No vídeo divulgado no domingo (6), Arthur aparece comprando doações na Eslováquia e entregando os suplementos na Ucrânia. Ele e o coordenador do MBL (Movimento Brasil Livre) Renan Santos também aparecem alojados em instalações improvisadas no lado ucraniano. Parte das imagens são borradas para não identificar pessoas e lugares visitados.
O vídeo mostra ainda uma refugiada chorando na fronteira e uma fila de triagem na saída da Ucrânia. “A gente fez arrecadação, a gente comprou as coisas, coordenou comboio, dirigiu”, afirma Arthur. Na gravação, um jornalista eslovaco elogia as atividades dele durante a viagem. Com informações de Istoé.