Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus, Covid-19, em Manaus, nesta sexta-feira (13), o prefeito Arthur Virgílio Neto informou que vai decretar Situação de Emergência na capital amazonense e adotar as medidas iniciais que venham resguardar a população.
Arthur também afirmou que vai antecipar a primeira parcela do 13° salário dos aposentados e pensionistas do município de julho para o dia 24 de março. “Comprovadamente os idosos são os mais vulneráveis a essa terrível doença por conta da idade e queremos garantir a tranquilidade financeira necessária para que possam se prevenir”, afirmou o prefeito..
O primeiro caso do Covid-19 no Amazonas foi confirmado na tarde desta sexta por autoridades de saúde, em coletiva de imprensa.
Confira o Vídeo
Outras medidas
De maneira emergencial, a Prefeitura de Manaus cancelou a edição do projeto itinerante “Prefeitura + Presente”, que seria realizado neste sábado, 14, no bairro Japiim, zona Sul. Além disso, estão canceladas as bandas e blocos do Carnaval de Rua, que contam com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e que seriam realizadas neste sábado, 14, e domingo, 15.
Já em relação aos espaços culturais, como o Centro Cultural Óscar Ramos e o Museu da Cidade de Manaus, o funcionamento permanece normal no momento. Aparelhos interativos compartilhados pelo público, no entanto, como óculos de realidade virtual, não terão uso permitido.
Se houver necessidade, outras medidas emergenciais de prevenção serão adotadas pelo município.