A Prefeitura de Manaus disponibilizou para a Polícia Civil as imagens do circuito de câmeras do Complexo de Saúde Oeste, que além de ter sido invadido na madrugada de sábado, 1°, teve quatro de seus veículos incendiados e uma janela quebrada. O prefeito Arthur Virgílio Neto esteve no local e disse que vai conversar sério sobre segurança com o governador José Melo para que providências sejam tomadas. “É preciso agir com mão firme. Mão firme é a punição exemplar a quem pratica esse tipo de ato"
"Em apenas uma madrugada queimaram três carros da Semsa e atiraram em um ônibus da Guarda Municipal. Deixo aqui um recado par quem participou destes atos de vandalismo: não vou baixar a guarda para quem está destruindo o patrimônio público”, escreveu Arthur em sua pagina no Facebook. “Manaus não pode conviver com esse tipo de pessoa”, disparou.
É no Complexo de Saúde Oeste que funcionam o Distrito de Saúde Rural, o Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, além do Conselho Municipal de Saúde. A ação no distrito de saúde ocorreu na mesma madrugada em que um ônibus da Guarda Municipal, que estava parado no Complexo Turístico Ponta Negra, também na zona Oeste, recebeu dois tiros.
Apesar dos transtornos provocados tanto no distrito de saúde quanto na Ponta Negra, não houve feridos. Os dois espaços já foram periciados pelo Instituto de Criminalística, da Polícia Civil.
“Eu estava na zona rural de Manaus e quando cheguei fui imediatamente ao distrito de saúde checar o ocorrido. Lamento muito tudo isso, mas vamos cobrar as providências da polícia para que possa nos apresentar, de forma clara, o que realmente aconteceu e quem praticou tudo isso”, destacou o prefeito.
Para ele, é inadmissível que uma cidade que ficou conhecida como a mais receptiva e cordial durante a Copa do Mundo 2014 sofra ataques criminosos e de vandalismo. “Mais do que nunca é preciso mão firme e mão firme começa se dando a punição exemplar a quem pratica esse tipo de ato, que para mim foi um ato de vandalismo. Temos os vídeos que já estão à disposição da polícia para identificar e prender as pessoas envolvidas”, afirmou, acrescentando que nas imagens aparecem cinco pessoas. Entre elas, estão duas mulheres.
Para o secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão, os prejuízos com os veículos são imensuráveis. De qualquer forma, ele garantiu que a rotina na rede municipal de saúde não será prejudicada, já que haverá o remanejamento de carros de outras áreas para suprir a demanda na zona Oeste. “É algo lamentável e triste. Esses veículos servem a todos nós e são também prejuízos para cada um de nós”, afirmou.
Casos
Na manhã deste sábado, 1°, a Prefeitura de Manaus, por meio da Governança Predial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), registrou Boletim de Ocorrência no 17° Distrito Integrado de Polícia (DIP) após ação criminosa, que resultou no incêndio de quatro carros estacionados no Complexo de Saúde Oeste. O Corpo de Bombeiros foi acionado, controlou as chamas e ninguém ficou ferido na ação.
Além do Boletim de Ocorrência, a Governança Predial da Semsa acionou a empresa que faz a segurança do local para fazer o levantamento dos prejuízos.
Na Ponta Negra, por volta das 2h, um carro, modelo corsa, de placa não identificada, passou pela contramão na Avenida Coronel Teixeira, em frente ao complexo turístico. De dentro dele foram efetuados dois disparos contra o ônibus da Guarda Municipal, que estava parado no local. Ninguém ficou ferido, já que o veículo serve apenas como apoio ao trabalho da Guarda, que é a ronda a pé pelo local. Devido ao ocorrido, o supervisor do plantão da Guarda registrou o boletim de ocorrência no 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP).