Igo Estrela/ Metrópoles

Pela primeira vez na história eleitoral brasileira, articulação tenta eleger uma bancada totalmente indígena. Nesta segunda-feira (29/8), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) lançou 30 candidaturas de movimentos de povos originários em 20 estados do país. Os postulantes vão disputar vagas nos legislativos federal e estaduais.

Os candidatos serão apoiados pela Campanha Indígena 2022, da Apib. Segundo a organização, o movimento tem como objetivo a “formação, articulação e construção de estratégias de luta política para ocupação de espaços de decisão e representatividade na sociedade brasileira por lideranças indígenas”.

Dentre os postulantes, 12 irão concorrer a vagas de deputado federal e 18 a cadeiras em Assembleias Legislativas em 20 estados.

Segundo a Apib, a maioria dos candidatos são de estados que fazem parte da Amazônia Legal.

Além da participação da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) indicou duas candidaturas nas duas esferas de disputa proporcional.

Junto da Coiab, integram a articulação para eleição dos indíginas o Conselho do Povo Terena, a Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), Grande Assembléia do povo Guarani (ATY GUASU), a Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), Articulação dos Povos Indígenas do Sudeste (ARPINSUDESTE) e a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpin Sul).

“Entendemos a Campanha Indígena como um programa mais estruturante, onde a bancada de candidaturas apresentada integra parte do nosso projeto de fortalecimento de participação política por meio da disputa eleitoral”, afirma um dos coordenadores executivos da Apib DinamanTuxá.

Eleições 2022

O número de candidaturas indígenas nas eleições de 2022 bateu recorde. São 175 postulantes a vagas no Executivo e Legislativo, nas esferas federal e estadual, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A autodeclaração racial do candidato iniciou em 2014 e desde então o número de candidatos indígenas vem aumentando.

Durante o processo eleitoral de 2014, foram 84 candidatos que se autodeclaram indígenas. Já em 2018, esse número subiu para 134.

Artigo anteriorIndicação de Felipe Souza visa beneficiar usuários do transporte coletivo
Próximo artigoDiabetes gestacional será destaque em webconferência com obstetra