Foto: Hudson Fonseca / Aleam

A 5ª edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam) acontece nos dias 3 e 4 de abril, e terá como tema “Legislar para o Futuro: Sustentabilidade, Desenvolvimento e Participação Popular”.

As inscrições para a edição 2025 iniciam nesta quinta-feira (6/3), e podem ser feitas pelo endereço eletrônico https://www.aleam.gov.br/feclam/inscricao/. As inscrições seguem até dia 31 de março, pelo link, e depois somente no local do evento

Segundo o presidente do Poder Legislativo, deputado estadual Roberto Cidade (UB), esta será mais uma edição que dará oportunidade aos participantes aperfeiçoarem conhecimento, que auxiliarão nos mandatos dos legisladores municipais.

“O Feclam se apresenta novamente como uma oportunidade para que os vereadores e assessores das Casas Legislativas municipais possam se aperfeiçoar. Isso eleva o nível dos parlamentos do interior do Amazonas e quem ganha é a população, que tem legisladores qualificados”, avaliou o deputado presidente.

O Feclam

O Fórum entrou em 2022 no calendário oficial de eventos da Aleam e tem como meta reunir representantes de todos os 62 municípios do Amazonas.

Idealizado pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, o evento é uma oportunidade de aprimorar o conhecimento dos agentes políticos do interior, resultando em qualidade de vida e ganho social para os municípios do interior.

Programação:

Data – 3/04/2025

(Quinta-feira)

12h às 13h30 – Credenciamento

13h30 às 15h – Oficinas (Escola do Legislativo José Lindoso):

  • Atuação das Casas Legislativas no combate à violência contra Mulher. (participação da Procuradoria da Mulher) – 120 vagas
  • Cerimonial para o Parlamento – 40 vagas
  • Competências Constitucionais – 40 vagas
  • Elaboração de Projetos de Lei – 40 vagas
  • Orçamento Público – 40 vagas
  • Como Estruturar um gabinete Inteligente – 70 vagas

15hàs 15h15 – Intervalo

15h15 às 17h – Oficinas (Escola do Legislativo José Lindoso):

  • A importância das Leis Orgânicas e Regimentos Internos – 120 vagas
  • Elaboração de projetos de Lei – 40 vagas
  • Sustentabilidade no Poder Legislativo: Desafios e Oportunidades – 70 vagas
  • Orçamento Público – 40 vagas
  • Estratégias para engajar a sociedade – 40 vagas
  • Documentos Oficiais no Legislativo – 40 vagas

17h30 – Solenidade de abertura e entrega de três leis orgânicas

(Auditório Belarmino Lins)

Data – 4/4/2025

(Sexta-Feira)

8h – Confirmação de presença (Auditório Belarmino Lins)

9h às 10h30 – Palestra: Comunicação de alta performance

Palestrante: Silveste Serrano

10h30 às 10h45 – Intervalo

10h45 às 12h – Palestra: O Poder Legislativo e o exercício da vereança.

Palestrante – Jorge Bernardi

12h – Intervalo almoço

14h às 15h30 – Parlamento Amazônico

15h30 às 15h45 – Coffee break

15h45 às 17h – Premiação

16h – Entrega dos certificados

17h – Solenidade de encerramento (Auditório Belarmino Lins)

*Programação sujeita a alterações

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