Na manhã desta quinta-feira (26) as doações dos servidores integrantes da Assembleia Cidadã renderam seis toneladas de alimentos não perecíveis, 70 frascos de colírio, 15 eletrodomésticos, 170 itens de material hospitalar, além de uma cadeira de rodas e materiais de limpeza e higiene.

A Assembleia Cidadã é um projeto de iniciativa voluntária dos servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) que desde 2006 autorizam desconto em folha de pagamento de um valor mensal destinado ao programa. Uma comissão não remunerada do programa cadastra e visita instituições filantrópicas, além de fazer a compra de itens de alimentação ou de necessidade específica de cada instituição a serem doados.

Para Anabela Freitas, presidente da Assembleia Cidadã, o projeto proporciona uma visão diferenciada da Assembleia Legislativa. “A Assembleia Cidadã dá outra visão às pessoas, de que a Assembleia – através dos servidores – pode contribuir com a sociedade, pode transformar a sociedade em uma sociedade mais justa”, afirmou, acrescentando que atualmente o programa conta com 350 servidores que contribuem para o projeto.

Janaína Menezes, servidora da Casa, falou sobre a satisfação de ver a sua doação transformada em benefícios para as instituições. “É um prazer imenso poder fazer parte deste momento de compartilhar o pouco que ganho com aqueles que precisam. É muito gratificante ver as pessoas das instituições recebendo as doações”, declarou.

Maria do Perpétuo Socorro da Costa, representante da Associação de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais (AAPPNE), beneficiada pelo projeto, falou que a doação chegou na hora certa. “Costumo dizer que nós estamos funcionando além do ‘vermelho’ e por isso esta doação chegou a uma boa hora. Agradeço muito e peço a Deus que o projeto não pare e que os servidores continuem com esta ação”, agradeceu.

Cadeira de rodas

Uma doação atípica nesta entrega da Assembleia Cidadã foi uma cadeira de rodas adaptada para o garoto Alan Carlo Ferreira, portador de paralisia cerebral de 14 anos e morador do município de Manacapuru (a 68 km de Manaus). A cadeira de rodas adaptada vai trazer mais conforto no deslocamento para Alan, que antes era carregado pela mãe Irleide Ferreira quando precisava sair de casa.

Confira abaixo a lista das instituições beneficiadas pela Assembleia Cidadã nesta entrega:

Instituto Social Sementinha da Fé do Amazonas

Instituto Filippo Smaldone

Jardim de Infância de Belo Horizonte – JIBHA

Centro Espírita Educandário de Luz – CEEL

Instituto Silvério de Almeida Tundis – ISAT

Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas

Associação de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais (AAPPNE)

Fazenda da Esperança

Associação Mãos amigas Fortalecendo a Família

Lar de Scheila

Centro de Formação Vida Alegre

Instituto Cultural Iran tribal do município de Iranduba

Núcleo de amparo social Tomas Aquino

Associação Amigos da Esperança (Sítio Esperança)

Alan Vianez (Manacapuru)

Centro de Vida Independente do Amazonas

Artigo anteriorSó um partido entregou prestação de contas no TSE; prazo vence dia 30
Próximo artigoZonas Norte e Oeste recebem ações de infraestrutura