Foto: Matheus Rodrigues / Aleam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretora de Assistência Social, promoveu nesta quinta-feira (18/9) uma ação inovadora em apoio à campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção ao suicídio e à valorização da vida. Em vez das tradicionais palestras, a Diretoria de Assistência Social optou por uma abordagem mais interativa e sensível, focada na expressão emocional dos servidores.

A iniciativa, liderada pela diretora de Assistência Social, Karla Estald, consiste em um painel interativo instalado nas dependências da Aleam. Nele, os servidores são convidados a compartilhar sentimentos e dores emocionais de forma anônima e livre. A dinâmica, batizada de “Estoure a sua dor”, permite que cada participante escreva ou registre o que está sentindo.

“O que a gente está fazendo no Setembro Amarelo, em vez de realizar palestras, fizemos uma abordagem com os servidores”, explicou Karla Estald. “Aquele que se sentir à vontade está lá no painel. Tem várias mensagens motivacionais. O servidor pode registrar algum sentimento que está sentindo, ‘estourar’ ali. E tem uma mensagem motivacional ao lado”, explicou.

A diretora destacou que a metodologia vai além da simples expressão. Ela permite que a equipe de Assistência Social identifique servidores que possam estar precisando de apoio psicológico mais específico. “É uma forma mais dinâmica mesmo de trabalhar com eles. A gente pode até detectar aqueles servidores que estão precisando de ajuda e encaminhar para o setor de saúde”, completou Estald.

A ação busca romper barreiras e oferecer um canal seguro e anônimo para a expressão emocional, combatendo o estigma em torno da saúde mental, além de detectar sinais de sofrimento psíquico entre os servidores de forma proativa.

Após a ação, os servidores serão encaminhados ao suporte profissional do setor de saúde da instituição. A intenção é manter o tema da saúde mental em pauta durante o Setembro Amarelo de uma forma prática e engajadora.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha anual de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida.

Realizada em todo o Brasil desde 2015, ela utiliza a cor amarela como símbolo de alerta para um problema de saúde pública silencioso e urgente: o suicídio.

A cor foi escolhida por representar “o sol que ilumina e aquece”, simbolizando esperança, energia e a importância de “acender uma luz” na vida de quem sofre em silêncio.

Artigo anteriorPF abre processo disciplinar para investigar Eduardo Bolsonaro nos EUA
Próximo artigoPolícia encontra marcas de tiro nos corpos de desaparecidos no PR