
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Saúde (DS), realizou nesta terça-feira (18/2), uma campanha de multivacinação, com a oferta de quatro imunizantes. A ação aconteceu no auditório Belarmino Lins, das 8h às 12h, e atendeu servidores efetivos, comissionados e terceirizados.
A campanha aconteceu por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que disponibilizou cerca de 200 doses somadas das vacinas de Influenza, antitetânica, hepatite B e Tríplice Viral, além dos técnicos da Unidade Básica de Saúde (UBS) Theomário Pinto da Costa, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro Sul de Manaus.
O diretor de Saúde, médico Arnoldo Andrade, participou da campanha, se imunizou e pontuou que todos devem fazer o mesmo. Ele fez questão de destacar que a vacinação não pode ser negligenciada, pois as vacinas salvam vidas.
“E, hoje, a Aleam faz exatamente isso, salva vidas trazendo vacinas para os nossos colaboradores, para que todos possam ser imunizados contra várias doenças”, declarou o diretor, lembrando que as vacinas passam por um momento de questionamento sobre sua eficácia e que isso não deve ser levado a sério. “A ciência é categórica em afirmar que a vacina previne e salva vidas”, concluiu o Arnoldo Andrade.
A campanha teve grande adesão dos servidores da Casa Legislativa, como Felipe Gomes e Marlias Teotônio que aproveitaram a ação e atualizaram o cartão de vacinação. “É importante que a Assembleia continue dando esse exemplo, facilitando o acesso às vacinas não só para os servidores como para a população do entorno, e principalmente divulgando a importância de se vacinar”, afirmou Marlias.
Felipe Gomes explicou que aproveitou a oportunidade para completar seu ciclo vacinal da hepatite B e falou sobre o fato de que as pessoas hoje possuem maior expectativa de vida porque conseguem ter uma ampla cobertura vacinal e com isso passar as doenças infecciosas, que antigamente era uma das principais causas de mortalidade. “Eu acho muito importante se vacinar, porque para mim a vacina é saúde, é autocuidado”, enfatizou.