Na quinta-feira (6/6), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) celebrou o Dia do Geólogo com uma Sessão Especial, promovida pelo deputado Sinésio Campos (PT). A cerimônia destacou a importância dos profissionais da geologia para o desenvolvimento sustentável e econômico do estado e do país.

Em seu discurso, Sinésio Campos enfatizou a relevância dos geólogos na compreensão e gestão dos recursos naturais. “Neste Dia do Geólogo, rendemos homenagem a esses profissionais dedicados, cuja expertise e trabalho árduo são essenciais para a compreensão e gestão responsável dos recursos naturais”, afirmou o deputado.

Ele ressaltou, ainda, que os geólogos são cruciais para desvendar os segredos da Terra, estudando rochas, solo, minerais e a estrutura geológica do planeta, fornecendo informações vitais para o desenvolvimento econômico e ambiental.

O evento contou com a presença do superintendente regional do Serviço Geológico do Brasil, Marcelo Motta, que recebeu uma placa comemorativa em alusão à data. Além dele, 37 profissionais foram homenageados com diplomas de honra ao mérito por suas contribuições significativas à área de geologia.

Durante a solenidade, Campos destacou a atuação dos geólogos na descoberta e gestão de depósitos minerais, petróleo e gás natural, recursos essenciais para a economia global e, especialmente, para o progresso do Estado do Amazonas.

“O potencial econômico dos nossos recursos minerais é imenso. Gás natural, silvinita, nióbio, estanho e ouro são apenas alguns exemplos das riquezas que o nosso solo abriga, e que, se exploradas de maneira responsável e sustentável, podem transformar a vida de nossa população, especialmente nas regiões mais remotas do interior”, declarou.

O deputado também frisou a importância dos geólogos no equilíbrio entre desenvolvimento e conservação, especialmente no contexto do Amazonas, onde a biodiversidade e os recursos naturais são abundantes, mas delicados. “No contexto do Amazonas, o trabalho dos geólogos é essencial para equilibrar desenvolvimento e conservação”, disse Campos.

A mesa da sessão foi presidida pelo deputado Sinésio Campos, e composta pelo secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás, Ronney Peixoto, representando o governador Wilson Lima; o superintendente regional do Serviço Geológico do Brasil, Marcelo Batista Motta; o diretor-geral da Defensoria do Estado do Amazonas, defensor público Antônio Cavalcante de Albuquerque; a professora do curso de Geologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Rielva Nascimento; o conselheiro regional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Lucindo Antunes; e o gerente de Suporte Operacional da Unidade de Produção da Amazônia da Petrobrás, Luiz Gonzaga do Nascimento.

Artigo anteriorPrefeitura de Manaus abre inscrições para concessão de lotes no novo bairro planejado da capital
Próximo artigoHospital do Amazonas fortalece capacitação psiquiátrica com intercâmbio em SP