Foto: Matheus Rodrigues / Aleam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) promoveu, nesta segunda-feira (5/8), uma ampla campanha de vacinação como parte das ações alusivas ao Dia Nacional da Saúde. A iniciativa, realizada por meio da Diretoria de Saúde da Casa, teve como foco a conscientização sobre a importância das vacinas e a oferta de imunizantes para servidores, seus dependentes e visitantes.

A ação ocorreu das 8 às 12 horas, no mini plenário Cônego Azevedo, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Theomário Pinto da Costa, do bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.

Foram disponibilizadas vacinas contra hepatite B, difteria e tétano (DT), febre amarela e tríplice viral, além da vacina contra a Covid-19.

O diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, destacou que a campanha tem como objetivo não apenas imunizar, mas também educar e prevenir.

“Estamos realizando mais uma ação voltada à saúde dos nossos servidores e à população. A vacinação é, sem dúvida, uma das maiores conquistas da medicina. Doenças como poliomielite e coqueluche foram drasticamente reduzidas graças à imunização. Apesar das polêmicas recentes, principalmente envolvendo a vacina contra a Covid-19, é inegável que ela salvou milhares de vidas. A vacina funciona e precisa ser valorizada e utilizada”, afirmou.

Segundo ele, a Aleam mantém ao longo do ano diversas ações voltadas à promoção da saúde preventiva.

“Temos um calendário que contempla campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, voltadas à saúde da mulher e do homem, respectivamente. Essas campanhas oferecem avaliações clínicas, cardiológicas, exames e orientações, reforçando nosso compromisso com o bem-estar dos servidores”, completou o diretor.

A servidora Ethra Lúcia foi uma das participantes da ação e enfatizou a importância da iniciativa.

“É fundamental que a Assembleia incentive esse tipo de atividade. Vacinas como a da hepatite B e da Covid são essenciais. Prevenir é sempre melhor que remediar. Se todos compreendessem o valor dessas vacinas, estariam aqui hoje”, comentou.

Dia Nacional da Saúde

Celebrado em 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde marca o nascimento de Oswaldo Cruz (1872–1917), médico e sanitarista que foi protagonista na luta contra epidemias como febre amarela, varíola e peste bubônica no Brasil.

A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde em suas múltiplas dimensões: física, mental e social, e ressaltar o papel central da prevenção e da educação sanitária na construção de uma sociedade mais saudável.

Artigo anteriorAleam retoma atividades com debates de pautas voltadas ao interesse da população
Próximo artigoGrávida ferida em incêndio no Distrito Industrial II está fora de perigo, informa Complexo Hospitalar Sul