Com o objetivo de ajudar na recuperação e manutenção da saúde e bem-estar dos servidores, dependentes e aposentados, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), retorna com a realização das atividades esportivas. Neste retorno, também traz novidades oferecendo 10 novas modalidades, com o foco na recuperação pós-Covid-19 e, claro, no bem-estar profissional. As pessoas com deficiência também terão atividades específicas.
Alexsandre Pereira Barbosa, avaliador físico e personal trainer, explicou que, além da musculação e hidroginástica, a Aleam oferecerá caminhada orientada, natação, cross trainning, ginástica laboral, boxe fit, jiu-jítsu e judô. “Pessoas com deficiência terão turmas especiais e também ações voltadas para questões respiratórias pós-Covid”, informou.
O isolamento e o trabalho em casa transformaram a realidade de boa parte dos brasileiros e virou um problema de saúde pública, em todo o mundo. Por isso, realizar atividades físicas ou ginástica laboral pode evitar problemas futuros. Entre as modalidades oferecidas, está o pilates, exercício físico para amenizar os problemas de pessoas que passam muito tempo sentadas, o que causa sérios problemas na coluna.
“A proposta é despertar no servidor bons hábitos posturais no seu dia a dia e nas atividades laborais. Estaremos trabalhando a questão da postura, por ser questão de saúde pública. Ensinaremos exercícios para fortalecer a coluna, que poderão ser feitos não apenas na aula, mas também durante o horário de trabalho e em casa, tornando o servidor um propagador da saúde da coluna”, explicou a fisioterapeuta Eliene Barros.
O coordenador de esportes da Casa Legislativa, Elvis Damasceno, explicou que a implementação das atividades é uma demanda que veio do presidente e dos deputados, que pediram atendimento especial aos servidores. “Já atendemos os servidores no pós Covid-19, mas ampliamos. Todas as atividades terão direcionamento para o fortalecimento respiratório e muscular”, enfatizou.
Horário
As grades de horário são flexíveis para que os servidores ativos, inativos e familiares possam ter total disponibilidade para frequentar as turmas. Para realizar as atividades é necessário passar por uma avaliação médica na Diretoria de Saúde. Após receber atestado médico, liberando para atividades, as inscrições podem ser feitas na Coordenadoria de Esportes.







