
Oito pessoas morreram e três ficaram feridas após um ataque a tiros na manhã deste domingo (10) em Santa Lucía, província costeira de Guayas, confirmaram a Polícia Nacional do Equador e o Ministério do Interior à CNN.
Segundo o boletim de ocorrência, testemunhas relataram que homens fortemente armados chegaram a uma casa noturna em um carro e em motocicletas e efetuaram vários disparos.
Entre os mortos está Jorge Luis Urquizo, irmão do prefeito da cidade, Ubaldo Urquizo. O chefe da polícia local, Xavier Chango, informou ao jornal El Universo, de Guayaquil, que o crime ocorreu em frente a uma boate de propriedade de Urquizo.
A Prefeitura de Santa Lucía lamentou o ocorrido e prestou solidariedade às famílias das vítimas. A Associação de Municípios do Equador também manifestou condolências, destacando a morte do irmão do prefeito.
A polícia investiga se o crime foi motivado por conflitos entre gangues do crime organizado que atuam na região.
O ataque acontece em meio ao estado de conflito armado interno decretado pelo governo em janeiro de 2024 e a um estado de emergência renovado recentemente, que inclui a província de Guayas.
A escalada da violência preocupa as autoridades: há duas semanas, o Ministério Público abriu investigação sobre o assassinato de 17 pessoas em um bar na cidade de El Empalme, também em Guayas, em mais um episódio de massacre atribuído a disputas criminosas.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp! Fique por dentro das últimas notícias do Amazonas e do Brasil em tempo real.










