Divulgação/Semef

O Manaus Atende Inteligência Artificial (Maia), o assistente virtual de atendimento tributário da Prefeitura de Manaus disponível via WhatsApp (92) 3672-1600, registrou um crescimento expressivo neste primeiro semestre de 2025. O serviço contabilizou 77.669 atendimentos, um aumento de 122% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram realizados cerca de 35 mil atendimentos.

Do total de interações entre janeiro e junho, 67.946 contribuintes tiveram suas dúvidas solucionadas diretamente pelos menus automáticos do chatbot, que opera de forma rápida e intuitiva. Para casos que exigiram informações mais detalhadas, 9.723 atendimentos foram direcionados para o contato direto com agentes do Manaus Atende, garantindo suporte humanizado.

Tecnologia a Serviço do Contribuinte e Futuro da Plataforma

Arminio Pontes, subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef) e responsável pela implementação do canal, celebrou os números, que, segundo ele, comprovam a aceitação da ferramenta e sua importância para facilitar o acesso da população às informações tributárias. “Seguindo as tendências tecnológicas atuais, a Semef vem implementando novos canais de comunicação com o contribuinte mais eficientes. É o caso do WhatsApp, que implementamos há quase dois anos”, destacou.

Lançado em dezembro de 2023, o Maia oferece atendimento automatizado 24 horas por dia. Basta salvar o número e enviar um “oi”. Após informar CPF ou CNPJ, o contribuinte acessa um menu interativo com opções de serviços como consultas de IPTU, ISS, Alvará e ITBI. Pontes reforça a segurança do canal, que não recebe áudios ou vídeos e possui o selo verde de verificação. Desenvolvido em parceria com a Gove, a plataforma focada em demandas tributárias tem meta de expansão para outras áreas da administração municipal, consolidando-se como um dos principais canais de comunicação entre a Prefeitura de Manaus e seus cidadãos. Além do Maia, outros canais como o Call Center (156) e o portal de serviços (manausatende.manaus.am.gov.br) continuam disponíveis.

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