
A atividade dos pequenos negócios em julho indica que o segundo semestre deve ser aquecido para os microempreendedores. No mês, o ISM (Índice SumUp do Microempreendedor), da empresa SumUp, atingiu 101,65 pontos, alcançando o maior patamar do ano de 2025, segundo dados obtidos pela CNN.
Na comparação com junho, houve um crescimento de 4,03%. Já em relação a julho do ano passado, houve uma queda de 7,46%.
A taxa de desemprego, que recuou para 5,8% no segundo trimestre, é o principal fator macroestrutural que influenciou o resultado positivo de julho para os pequenos negócios, segundo Lilian Parola, diretora de Mercado de Capitais e Tesouraria da SumUp para América Latina.
“O mês de julho é marcado pelo período de férias escolares, que alavancam o comércio e movimentam pequenos negócios. Com as crianças em casa, os passeios e programas familiares são mais frequentes, levando também ao aumento de gastos com lazer, por exemplo”, diz.
Veja o recorte por UF:
- São Paulo: ISM subiu 3,37% em relação a junho,
- Rio de Janeiro: o ISM registrou alta de 2,77% de junho para julho;
- Minas Gerais: ISM teve crescimento de 3,67% em relação ao mês anterior;
- Bahia: em relação a junho, o índice subiu 2,49%;
Ceará: cresceu 3,12% na comparação a junho, e também houve um crescimento expressivo de 27,54% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O ISM é calculado a partir de fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do país e participação de cada estado no PIB (Produto Interno Bruto), assim como o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp.
Com informações de CNN Brasil.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp! Fique por dentro das últimas notícias do Amazonas e do Brasil em tempo real.










