O adolescente Jhonata Sabá, de 14 anos, destaque na luta olímpica ou wrestling na região norte e em competições nacionais esteve reunido, hoje (16/12), com o presidente da República Jair Messias Bolsonaro. O encontrou aconteceu no gabinete do presidente, no Palácio da Alvorada, em Brasília.
O atleta amazonense que participa do projeto social ‘Bom de Luta’ da Prefeitura Municipal de Benjamin Constant, integrou um grupo de jovens atletas brasileiros que foram destaques na edição deste ano dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). O grupo participou de uma cerimônia com o presidente da República, Jair Bolsonaro.
Na avaliação do prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy, esse convite do presidente Jair Bolsonaro vem coroar o trabalho do projeto social Bom de Luta. “Isso mostra que estamos no caminho certo, que podemos resgatar e dar um novo futuro aos adolescentes da nossa cidade e parabéns ao Jhonata pelo seu desempenho”, destacou.
Em outubro deste ano, Jhonata participou do Jebs, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. “Das 17 lutas que o Jhonata participou perdeu apenas uma. Isso fez dele um destaque nos jogos e o resultado é esse reconhecimento. Nós como professores integrantes do Bom de Luta, da Semas, estamos muito orgulhosos”, disse Jhonny Leysser Franco, coordenador do projeto Bom de Luta e do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Semas Benjamin Constant. O professor técnico do Bom de Luta, Jorge Alaor, e o preparador físico do projeto, Virley Alves, também trabalharam e prepararam o adolescente para as lutas, bem como os demais que integram o projeto. “São adolescentes que estavam em condições vulneráveis, mas com o ‘Bom de Luta’ passam a ter uma nova opção de vida e um resgate da esperança”, acrescentou Jhonny.
A cerimônia com o presidente Jair Bolsonaro foi organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e o encontro reconheceu o esforço do atleta benjaminense e o trabalho socioesportivo realizado pela Prefeitura de Benjamin Constant. O grupo de atletas também recebeu homenagem na Câmara dos Deputados.
Projeto Bom de Luta
Nos últimos anos, a modalidade da Luta Olímpica vem se destacando no Estado do Amazonas com resultados positivos coletivos e individuais no cenário nacional e internacional, despertando interesse de crianças e jovens. O Projeto Bom de Luta utiliza a luta olímpica como ferramenta de inclusão e transformação social.
Coordenado pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Benjamin Constant, o projeto já revelou talentos e mudou vidas, formando e treinando atletas de alto nível. As aulas são ministradas no Centro de Treinamento anexo ao Centro de Convivência da Família (CCF), no município.
A luta greco-romana tem origem na Grécia Antiga e fazia parte do pentatlo. O esporte usa muita força física e estratégia, sendo as duas principais qualidades que um atleta de luta greco-romana deveria ter para ser bem sucedido nos tempos iniciais deste esporte.