27.3 C
Manaus
quarta-feira, 12 de junho de 2024

Atletas do Bolsa Esporte são destaques no Meeting Paralímpico 2024

FOTOS: Julcemar Alves e Divulgação/Sedel

Com força e superação, os 145 paratletas participaram do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024, na Vila Olímpica de Manaus, no último sábado (25/05). Um dos destaques na competição foi o nadador amazonense Simplicio Menezes, que tem apoio do Governo do Amazonas, por meio do Bolsa Esporte Estadual.

“Fiquei muito feliz de ganhar quatro medalhas de ouro e três de prata. Foi também uma oportunidade de ver o potencial dos outros atletas amazonenses; e serviu de preparação para as próximas etapas dos circuitos nacionais”, comentou Simplicio Menezes, primeiro lugar nos 100 metros peito, borboleta, costas e 200 medley.

O evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), começou sua temporada em fevereiro e já passou por mais de nove estados brasileiros. “Em 2023, recebemos a primeira edição dessa competição em Manaus e, este ano, a Vila Olímpica abriu as portas novamente, colocando nossos paratletas amazonenses na rota dos eventos paradesportivos nacionais”, disse o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

Para Raquel Costa, mãe do atleta Richard Miguel, o esporte tem transformado a vida do amazonense que conquistou medalha de ouro no salto em distância, nos 400 e 200 metros. Richard, contemplado no Bolsa Esporte Estadual, em 2023, pratica a modalidade esportiva há dois anos, hoje com 14 anos o paratleta tem mostrado força e evolução nas pistas.

“Essa competição é importante para os paratletas mostrarem suas habilidades, porque não é uma deficiência que limita eles, pelo contrário, mostram a superioridade. Meu filho é uma pessoa obediente, disciplinada, e no atletismo ele tem me surpreendido muito”, comentou Raquel Costa.

Idealizado pelo CPB, desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005, o Meeting visa desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, com a participação de novos talentos e atletas de elite.

Artigo anteriorJovem atacada com soda cáustica teve queimaduras dentro da boca
Próximo artigoAmazonprev convoca novo grupo de aposentados e pensionistas para Censo Previdenciário