A atriz se formou na Escola de Artes Dramáticas de Madri, capital espanhola, e atuou em 75 filmes ao longo da vida, tendo ganhado fama internacional ao estrelar filmes de Almodóvar, como A Flor do Meu Segredo, Tudo Sobre Minha Mãe, A Pele que Habito e outros sucessos do diretor.
Nascida na capial espanhola em 1946, Marisa estreou no cinema quando tinha apenas 14 anos. Ao longo da carreira, chegou a fazer parte do elenco de filmes de outros países também, como o clássico A Vida É Bela, A Espinha do Diabo e outros.
Entre 2000 e 2003, Marisa paredes foi presidente da Academia de Cinema da Espanha e ganhou da instituição em 2018 o Prêmio Goya de Honra, em homenagem aos anos de carreira e à trajetória da artista.
Em nota, o Ministério da Cultura da Espanha lamentou a morte: “O Ministério da Cultura lamenta a morte da atriz Marisa Paredes, artista icônica do nosso cinema. Em seus mais de 60 anos de carreira, recebeu, entre outros, o Prêmio Nacional de Cinema em 1996 e a Medalha de Honra ao Mérito nas Belas Artes em 2007. Descanse em paz”.