Foto: EVANDRO LEAL

Após três períodos de baixa, a Petrobras anunciou nesta terça (15) o aumento nos preços do diesel e da gasolina. O reajuste vale a partir desta quarta-feira (16).

Esta é a primeira alta desde que a empresa deixou de considerar como referência o preço internacional do petróleo, colocando fim à política de paridade de importação.

“A primeira conclusão que a gente observa da nova estratégia comercial da Petrobras é que os reajustes são menos frequentes”, explica o economista Breno Carvalho Roos.

Em entrevista a Natuza Nery, Breno compara o novo momento ao período em que vigorou a PPI.

“A gente observava reajustes semanais. Eles tentavam buscavam repassar a volatilidade do preço do petróleo e dos derivados para o preço doméstico de maneira mais instantânea.”

Especialista em petróleo, Breno diz que o reajuste começa a aproximar os preços domésticos do preços internacionais e que a antiga política “viabilizava a concorrência”.

“A PPI seria mandatória se fôssemos totalmente dependentes de combustível importado, mas grande parte desse combustível é processada no Brasil.”

Com informações de: G1

Artigo anteriorMais cinco candidatos aprovados via concurso público são nomeados pelo TCE-AM
Próximo artigoCetam abre inscrições para 20 mil vagas em cursos de Qualificação Profissional a distância