As equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) que atuam diretamente no combate as queimadas urbanas em Manaus, contam agora com um veiculo adaptado com uma auto bomba que garante mais rapidez no tempo-resposta e eficácia no controle do fogo em vegetação rasteira, característico neste período. A ação, realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e Defesa Civil do Estado, faz parte do planejamento estratégico do Centro Integrado Multiagências para Prevenção e Controle de Desmatamento e Queimadas no Amazonas (CIMA-AM), lançado no último dia 11 de setembro.

De acordo com dados do Centro de Operações Bombeiro Militar (COBOM) houve um aumento de pelo menos 140% de queimadas urbanas na capital no mês de setembro de 2014, comparado ao mesmo período no ano passado. Em 2013, neste mês, foram registradas 41 ocorrências em vegetação e este ano já são 108 atendimentos.
“Em ocorrências de menor vulto, não será mais preciso empregar uma viatura de combate de grande porte. Com o veículo adaptado e os militares de prontidão, poderemos prestar a sociedade um atendimento mais rápido e eficiente”, enfatizou o Comandante do CBMAM, coronel Roberto Rocha.
A auto bomba tem um reservatório com capacidade para 400 litros de água, o suficiente para combater o fogo em uma área correspondente à metade de um campo de futebol. O equipamento tem alta pressão e baixa vazão, permitindo que água seja pulverizada e alcance maior extensão. Conjugado com o serviço da auto bomba, as equipes estão equipadas com abafadores e bomba-costal.










