
A morte de Carlos dos Santos Braga, pai do senador Eduardo Braga (MDB-AM), aos 99 anos, neste domingo (11), comoveu autoridades do Amazonas, que manifestaram pesar e solidariedade à família. O prefeito de Manaus, David Almeida, e o senador Omar Aziz foram alguns dos que prestaram homenagens públicas, destacando a trajetória de vida e o legado deixado por Carlos Braga.
“Recebi com grande tristeza a notícia do falecimento do senhor Carlos Braga, pai do senador Eduardo Braga. Tive a oportunidade de conhecê-lo antes mesmo de minha entrada na política. Sempre nutri um carinho profundo e sincera admiração por seu Carlos — um homem íntegro, generoso e exemplo de dedicação à família”, declarou David Almeida, em nota oficial divulgada pela Prefeitura de Manaus.
A nota também reconhece a importância de Carlos Braga como referência de valores e afeto. “A prefeitura se une em respeito à memória de um homem que, com sua simplicidade e firmeza, marcou a vida de todos ao seu redor”, conclui o texto.
O senador Omar Aziz também se manifestou publicamente e prestou homenagem ao colega de Senado. “Quero aqui deixar meu apreço e pesar ao senador Eduardo Braga pela morte do patriarca da família, Carlos Braga, neste domingo, aos 99 anos. Carlos fixou um grande legado na economia do nosso Estado, como comerciante e empresário. Mas também terá seu lugar no rol dos homens que pensaram o Amazonas para além do seu tempo. Foi um grande conselheiro do Eduardo e dos amigos que sempre recorriam à sua experiência e sabedoria”, declarou.
Carlos dos Santos Braga era natural de Santarém, no Pará. Ao longo da vida, construiu uma trajetória marcada pela honestidade, fé e dedicação à família. Além de sua atuação como empresário, foi reconhecido por seu papel como conselheiro e figura respeitada entre amigos e familiares.
Além do prefeito de Manaus e do senador Omar Aziz, outras autoridades também divulgaram notas de pesar, como os prefeitos Airton Siqueira (Carauari), Ilque Cunha (Juruá) e Macelly Veras (Maués); os deputados federais Adail Filho, Fausto Jr., Saullo Vianna e Sidney Leite; o deputado estadual Roberto Cidade; a deputada Mayra Dias; o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Sousa; o presidente da Fecomércio, Aderson Souza; o ex-deputado Serafim Corrêa; Jesus Alves; e os vereadores João Carlos, Pai Amado, Eurico Tavares, Marcelo Serafim e o presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis.







