O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. Até agosto deste ano, conforme os dados dos registros de atestados de óbito, 50.133 brasileiros faleceram em decorrência do problema no país. O dia de conscientização sobre o tema, celebrado em 29 de outubro, reforça a importância das discussões em torno do assunto.

De acordo com o médico neurologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Rodrigo Antônio Fernandes Costa, os AVCs podem ser classificados em duas categorias principais: o isquêmico e o hemorrágico. O AVC isquêmico é causado pela obstrução de uma artéria, levando à morte de parte do tecido cerebral.

“Esse tipo de AVC está frequentemente relacionado a condições como hipertensão, diabetes e colesterol elevado. Pacientes que controlam adequadamente suas doenças crônicas têm um risco significativamente menor de sofrer um AVC”, revela o neurologista.

Já o AVC hemorrágico ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe, provocando sangramento no interior do cérebro. Esse tipo de AVC também pode ser desencadeado por fatores como hipertensão não controlada, aneurismas e malformações arteriovenosas.

Sintomas

Os sintomas do AVC podem variar, mas geralmente incluem perda de força em um dos lados do corpo, dificuldade para falar, tontura e confusão mental. No caso do AVC hemorrágico, a dor de cabeça intensa e de início súbito é um sinal de alerta.

O médico enfatiza a importância de reconhecer esses sinais precocemente, pois a rapidez no atendimento pode fazer a diferença no tratamento, especialmente nas primeiras horas após o início dos sintomas. “Caso alguém apresente esses incômodos, deve ser encaminhado com urgência ao hospital. O atendimento imediato pode ser decisivo para a recuperação e para a minimização de sequelas”, alerta Costa.

“Na Hapvida NotreDame Intermédica, estamos comprometidos com a excelência da assistência emergencial. Nossos atendimentos seguem rigorosos protocolos, garantindo agilidade e segurança aos nossos pacientes. Nossas equipes estão sempre preparadas para oferecer o melhor cuidado, priorizando a saúde e o bem-estar de norte a sul do Brasil”, afirma Denise Cordeiro, diretora médica corporativa da companhia.

Prevenção

A prevenção do AVC está diretamente ligada ao controle dos fatores de risco. De acordo com o neurologista, consultas médicas regulares são essenciais para monitorar condições como hipertensão e diabetes. Além disso, manter um estilo de vida saudável, que inclua atividade física regular e uma alimentação equilibrada, é fundamental.

“O AVC pode deixar sequelas permanentes. A melhor maneira de combatê-lo é por meio da prevenção. Adotar hábitos saudáveis é essencial para a saúde cerebral”, afirma Costa. “Compreender a gravidade dessa condição e agir de forma proativa pode salvar vidas”, conclui o médico.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

Com 79 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina.  A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende cerca de 15,7 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 347 clínicas médicas e 294 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Artigo anteriorGrupo de extermínio de Rogério Andrade tem ex-delegados e ex-PMs
Próximo artigoSetor de construção avisa que imóvel novo vai ficar mais caro; entenda