
O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, na manhã deste domingo, 23/3, a 6ª intervenção viária do pacote de obras realizadas para garantir mais fluidez ao trânsito na cidade. A nova intervenção entregue no cruzamento da avenida Max Teixeira com a rua São Judas Tadeu, na zona Norte da cidade, desenvolvida em parceria entre o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), visa reduzir significativamente o tempo de espera dos motoristas nos semáforos e otimizando a mobilidade urbana na região.
O chefe do Executivo municipal destacou a importância da ação para o trânsito da cidade. “Acaba de ser liberada a nova modificação aqui na Max Teixeira com a São Judas Tadeu. Vocês vão perceber a melhoria na economia do tempo de espera em cada ciclo semafórico. São intervenções como essa que têm melhorado a fluidez do trânsito em Manaus”, afirmou David Almeida.
A obra consistiu na abertura de um novo acesso com três pistas a partir da rua São Judas Tadeu para a avenida Max Teixeira, além da remoção parcial do canteiro central, aplicação de 120 toneladas de asfalto e instalação de 100 metros de meio-fio e sarjeta. A via também recebeu nova sinalização horizontal e vertical para garantir mais segurança aos condutores e pedestres.
O vice-prefeito e titular da Seminf, Renato Junior, ressaltou que essa intervenção faz parte de um plano maior de reestruturação viária na cidade. “A determinação do prefeito David, nessa primeira fase, é que modifiquemos 19 pontos críticos de Manaus. Esse aqui é o sexto. Seguimos trabalhando todos os dias para melhorar o trânsito da cidade. Sabemos que os desafios são muitos, mas estamos atuando diuturnamente, junto com a Seminf e o IMMU, para entregar os resultados que o prefeito nos pediu”, explicou.
O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, destacou o impacto positivo da obra para a circulação de veículos na região. “Hoje estamos inaugurando a sexta intervenção viária para melhorar a fluidez do trânsito em Manaus. Essa mudança reduz o tempo de espera no semáforo de 200 segundos para 100 segundos, um ganho de aproximadamente 60%. Além disso, os transportes coletivos também serão beneficiados, pois foram implantadas novas paradas de ônibus. Um exemplo prático é a rua São Judas Tadeu, onde o tempo de espera dos motoristas caiu de 10 para apenas 2 minutos. Com isso, estamos contribuindo diretamente para a qualidade de vida da população”, destacou.
A iniciativa faz parte do conjunto de ações da prefeitura para melhorar a mobilidade urbana em Manaus, somando-se a outras intervenções já realizadas em vias estratégicas como as avenidas Loris Cordovil, Djalma Batista, Constantino Nery, Pedro Teixeira e rua da Indústria. Com investimentos contínuos, a gestão municipal segue implementando soluções para tornar o trânsito mais seguro, eficiente e ágil para todos.
Conjunto de obras
Em janeiro de 2025, a Prefeitura de Manaus, sob a liderança do prefeito em exercício Renato Junior, anunciou um conjunto de 19 intervenções em pontos críticos da cidade. Essas ações, desenvolvidas em parceria entre o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), têm como objetivo principal reduzir o tempo de espera nos semáforos e melhorar a fluidez do trânsito.  
Principais intervenções anunciadas
Nas avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós: Criação de uma ligação direta entre essas avenidas, eliminando a necessidade de semáforo próximo à Estação de Transferência 2 (Arena). Essa alça de acesso visa reduzir em pelo menos 25% o tempo de espera no trânsito no sentido Centro-bairro.
Na avenida Pedro Teixeira: Reorganização do trecho entre as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista para operar em sentido único, eliminando o contrafluxo e os riscos de acidentes, garantindo uma circulação mais segura e eficiente.
Na rua da Indústria: Reestruturação como principal acesso entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, no sentido oposto ao da Pedro Teixeira, proporcionando uma rota mais ágil e segura para os condutores.
Viaduto de Flores: Adequação geométrica no retorno do sentido Centro-bairro sob o viaduto, ampliando a área para maior fluidez e facilitando o acesso à avenida Torquato Tapajós para motoristas que vêm da Constantino Nery.
Essas intervenções incluem mudanças de sentido de circulação de vias, abertura de novos retornos, alterações na sinalização vertical e horizontal, implantação de semáforos e revisão das rotas de transporte público. O objetivo é reduzir o tempo de deslocamento, aumentar a segurança viária e otimizar o transporte público na capital amazonense.
A Seminf mobilizou uma equipe de 50 servidores que trabalharam em turnos de revezamento para garantir a execução eficiente dessas obras. As ações abrangeram desde a demolição de canteiros centrais até a pavimentação e abertura de novos retornos e canteiros. 
Essas iniciativas refletem o compromisso da gestão David Almeida em melhorar a mobilidade urbana de Manaus, tornando o trânsito mais eficiente e seguro para todos os cidadãos.