Encontro do parlamentar com a Prefeitura de Manaus e membros do Consulado-Geral do Japão. - Foto: Divulgação/Assessoria

A cidade de Manaus poderá ganhar, em breve, um bairro temático inspirado na cultura japonesa. O Projeto de Lei nº 692/2025, apresentado pelo Executivo Municipal à Câmara Municipal de Manaus (CMM), propõe a criação e delimitação do bairro “Colônia Japonesa”, que reunirá símbolos da tradição nipônica, como o portal Tori, luminárias orientais e elementos arquitetônicos típicos do Japão.

Embora o projeto tenha sido formalmente encaminhado pela prefeitura, a proposta nasceu das reuniões e articulações da Comissão de Turismo e Relações Internacionais da Casa Legislativa, presidida pelo vereador João Carlos (Republicanos). A iniciativa foi construída ao longo de encontros com o Consulado-Geral do Japão em Manaus, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e representantes da comunidade nipo-brasileira.

Segundo João Carlos, o novo bairro é um marco de valorização cultural e integração entre Brasil e Japão, reforçando a história de amizade entre os dois povos e a contribuição japonesa para o desenvolvimento econômico e social da capital amazonense.

“A Colônia Japonesa representa a união de culturas e o reconhecimento de uma comunidade que ajudou a construir a Manaus que conhecemos hoje”, destacou o parlamentar.

Com cerca de 10 mil moradores e localizado entre o Parque 10 de Novembro e o Novo Aleixo, o bairro temático consolidará um espaço de identidade cultural, turística e diplomática, fortalecendo o papel de Manaus como referência nacional em turismo cultural e relações internacionais.

Artigo anteriorAgroGalaxy reduz prejuízo para R$ 136 milhões no 2º tri e corta despesas
Próximo artigoJamaica se prepara para chegada de primeiro furacão de categoria cinco