Danilo Mello

Manaus, 04 de novembro – O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) celebrou, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a abertura de duas novas agências urbanas de microcrédito do Banco da Amazônia (Basa) em Manaus. As unidades estão localizadas na Avenida Álvaro Maia e na Avenida Brasil, no bairro Compensa.

Ampliação do Acesso ao Crédito e Metas Ambitivas

A expansão do Basa é um passo significativo para os pequenos empreendedores da capital amazonense, oferecendo mais oportunidades de acesso a financiamento e impulsionando a economia local. Com as novas instalações, Manaus passa a contar com três unidades urbanas e uma rural, ampliando o alcance do Programa Basa Acredita.

O banco projeta um aumento de até 30% no número de atendimentos e a movimentação de cerca de R$ 10 milhões em microcrédito até 2025, conforme ressaltado por Adjuto Afonso. O parlamentar também fez um reconhecimento ao trabalho do superintendente regional, Éden Sávio, e do presidente do Basa, Luiz Lessa, pela condução da instituição focada no desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Foco no Empreendedor e Condições Acessíveis

O Programa Basa Acredita prioriza o atendimento a empreendedores do CadÚnico, com o objetivo de oferecer condições acessíveis e suporte técnico para o crescimento de pequenos negócios. “O foco é atender especialmente quem mais precisa, com taxas de juros acessíveis que tornam o crédito realmente viável. É uma iniciativa que gera renda, movimenta a economia e fortalece o empreendedorismo amazonense”, destacou o deputado.

A Frente Parlamentar Estadual de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e aos Empreendedores Individuais do Amazonas (Frempeei), presidida por Adjuto Afonso, tem parceria com o Basa, e a implantação das novas agências deve intensificar ainda mais essa colaboração.

Entre as condições de crédito estão taxas como 11,45% ao ano para o Microcrédito Urbano FNO, 2,87% ao mês para o Microcrédito Urbano Comercial, e 0,50% ao ano com rebate de 40% para o Microcrédito Rural FNO. Além do financiamento, o Basa Acredita oferece capacitação, orientação e apoio técnico em gestão, vendas e planejamento financeiro, por meio de ações complementares.

Programas como o Basa Acredita FNO, para grupos solidários e empreendedores individuais, e o Basa Acredita Pra Elas, que incentiva mulheres empreendedoras e agricultoras familiares, também foram destacados. O volume total de recursos aplicados nas ações do programa no Amazonas deve alcançar R$ 54,2 milhões, representando um investimento direto na economia e um estímulo ao desenvolvimento sustentável do estado.

Artigo anteriorSine Manaus oferta 568 vagas de emprego nesta quarta–feira, 5/11
Próximo artigoManaus lança campanha Novembro Azul 2025