Os bancos ficarão fechados na próxima quinta-feira (8) em virtude do Dia de Corpus Christi, que não é feriado nacional. O atendimento presencial ao público será retomado na sexta-feira (9), no horário normal.
O funcionamento dos bancos foi divulgado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) nesta sexta-feira (2) e a volta do atendimento na sexta ocorre justamente pelo fato de que Corpus Christi não é um feriado nacional. A data é considerada um feriado facultativo e depende de cada estado ou cidade a decretação do descanso.
Com as agências bancárias fechadas, os clientes devem realizar suas operações pelo internet banking ou pelos aplicativos. Também é possível utilizar os caixas eletrônicos, mas é preciso verificar o horário de abertura das salas de autoatendimento dos bancos.
Segundo a federação, as contas de consumo como água, telefone, luz e outros, e os boletos com vencimento em 8 de junho poderão ser pagos, sem multa, no dia seguinte.
“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, explica Walter Faria, diretor-adjunto de serviços da Febraban.
Caso o documento não tenha sido ajustado, a recomendação é que o cliente antecipe o pagamento ou agende por meio dos caixas eletrônicos, internet banking ou aplicativos.
A celebração de Corpus Christi, que neste ano será em 8 de junho, é um feriado facultativo. Porém a sexta-feira posterior ao feriado é considerado um dia normal de trabalho.
Na semana passada, o governo federal anunciou ponto facultativo para servidores federais em 9 de junho. Nos estados e municípios, cada local também pode decretar a mesma medida para os servidores.
Veja quais são as datas consideradas feriados nacionais:
-
1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal
-
7 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
-
21 de abril (sexta-feira): Tiradentes
-
1º de maio (segunda-feira): Dia do Trabalho
-
7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
-
12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida
-
2 de novembro (quinta-feira): Finados
-
15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
-
25 de dezembro (segunda-feira): Natal
Com informações da Folha de São Paulo