31.3 C
Manaus
domingo, 21 de dezembro de 2025

Barco Hospital São João XXIII conclui 8ª expedição com mais de 8 mil atendimentos em Itacoatiara

Alex Pazuello/Secom

O Barco Hospital São João XXIII concluiu sua 8ª expedição em saúde, dessa vez na comunidade de Novo Remanso, localizada no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). A ação, que teve início no dia 18 de abril e encerrou na quinta-feira (24/04), resultou em 8 mil atendimentos entre consultas, cirurgias e exames. O balanço é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Essa foi a segunda expedição do barco realizada neste mês de abril em Itacoatiara. De 9 a 14, foram realizados 7 mil atendimentos, também em Novo Remanso. O retorno dos atendimentos foi a pedido da própria comunidade. A unidade fluvial é uma parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da SES-AM, e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.

Durante a permanência da embarcação foram feitos 3.659 exames, incluindo laboratoriais, raio-X, mamografia e ultrassonografia, além de 1.593 consultas, 196 cirurgias de média e baixa complexidade, 74 internações e a dispensação de 752 kits de medicamentos, entre outros atendimentos.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, Itacoatiara é o sétimo município a receber os serviços do Barco Hospital São João XXIII. As expedições já contemplaram Codajás, Anori, Manacapuru, Iranduba, Manaquiri e Novo Airão. “Esta é uma ação do Governo do Estado extremamente importante, durante a qual os serviços são levados para bem perto da comunidade, ampliando o alcance da saúde, em especial entre os que mais precisam, em áreas mais remotas”, afirmou a secretária.

Estrutura moderna

O Barco Hospital São João XXIII possui três andares e é equipado com tecnologia de ponta para atendimento hospitalar. Conta com 14 leitos, sendo dez para internação e quatro para recuperação pós-anestésica. A embarcação dispõe de um centro cirúrgico oftalmológico e dois centros cirúrgicos gerais, equipados para videocirurgias. Além das áreas médicas, o barco conta com infraestrutura completa e ambulanchas, que oferecem suporte para eventuais encaminhamentos de urgência e casos de alta complexidade.

Artigo anteriorEducadores se tornam primeiros indígenas Yanomami com título de mestre na Universidade Federal do Amazonas
Próximo artigoPúblico elege “A Procura de Martina” como Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema do Uruguai