
O município de Silves (a 204 quilômetros de Manaus) recebe, a partir desta sexta-feira (20/02), a 28ª expedição do Barco Hospital São João XXIII. A unidade hospitalar ficará ancorada na comunidade São Miguel do Curuçá no porto do DNIT, na avenida Governador Plínio Coelho, às margens do Rio Amazonas, até o dia 25 de fevereiro, oferecendo serviços médicos, odontológicos e exames à população local e comunidades adjacentes.
As expedições são fruto da parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.
Essa é a segunda expedição realizada no município. Entre os dias 10 e 15 de outubro de 2025, o barco realizou mais de 6,5 mil atendimentos na comunidade São João da Ilha.
O Barco Hospital São João XXIII é uma unidade hospitalar completa sobre as águas com estrutura distribuída em quatro andares, equipada para a realização de cirurgias de pequena e média complexidade.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a iniciativa fortalece a regionalização da saúde e garante assistência especializada às populações ribeirinhas. “O Barco Hospital São João XXIII representa um avanço estratégico do Estado na ampliação do acesso à saúde no interior, alcançando principalmente as populações remotas. Estamos levando até as comunidades, da cirurgia ao exame, em um equipamento com estrutura completa e equipes qualificadas para assegurar o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e cuidado humanizado”, afirmou a secretária.
Entre os serviços oferecidos estão cirurgias gerais (hérnia e vesícula) e do aparelho digestivo, postectomia, laqueadura e vasectomia, além de atendimento com clínico geral, com pediatra e dentista. Também serão oferecidos exames laboratoriais, raio-X, mamografia e eletrocardiograma, serviços de vacinação e dispensação de medicamentos.
Para a realização de mamografia, mulheres a partir de 40 anos estão dispensadas do encaminhamento. Os moradores da região devem apresentar documento de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
O diretor do Barco Hospital São João XXIII, Frei Matias, destacou a importância da estrutura e, principalmente, do compromisso da equipe com as comunidades atendidas durante as expedições. “O Barco foi pensado para levar atendimento completo a quem mais precisa. Temos centro cirúrgico, leitos, salas de procedimentos e suporte para exames, mas o mais importante é a nossa equipe, que trabalha com dedicação e carinho. Cada cirurgia, cada consulta e cada exame são realizados com respeito e humanização, porque sabemos o quanto esse atendimento faz diferença na vida das famílias do interior”, afirmou.
O barco conta com 14 leitos, sendo 10 de internação e quatro de recuperação pós-anestésica, centro cirúrgico, salas de procedimentos e suporte para exames diagnósticos, consultórios médicos, odontológicos e oftalmológicos, salas de exames, farmácia, áreas administrativas, cozinha, camarotes para as equipes de saúde, elevador, sistema próprio de tratamento de esgoto e duas ambulanchas de apoio.
Balanço de atendimentos
Desde que começou a funcionar, em dezembro de 2024, o Barco Hospital São João XXIII já realizou cerca de 215 mil atendimentos. Na última expedição, no município de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), foram registrados 6.137 atendimentos em saúde. Entre eles, 708 consultas médicas e 165 odontológicas; 1.533 procedimentos odontológicos; 873 atendimentos de enfermagem; 1.293 exames laboratoriais; 62 eletrocardiogramas; 98 mamografias; 317 exames de raio-X; 460 exames oftalmológicos; 4 cirurgias de baixa complexidade e 28 de média complexidade, além de 29 internações. A expedição também garantiu a entrega de 567 kits de medicamentos, com orientação e assistência farmacêutica.







