O Barco PAI “Todos pela Vida II” retornou a Manaus ontem (29), após mais de 83 mil atendimentos na calha do Rio Purus. Saúde e emissão de documentos lideraram a busca dos serviços embarcados nas seis cidades e 22 comunidades ribeirinhas e indígenas, com novidades como o preventivo do câncer de colo uterino, exames para o diagnóstico de doenças de pele, hanseníase, Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/AIDS e problemas cardíacos.
Investimento do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), a embarcação é coordenada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com a participação de diversos órgãos do Governo do Amazonas. A embarcação foi recepcionada por familiares dos servidores e por funcionários do governo, além de secretários de Estado, como a secretária-executiva do FPS, Vânia Cyrino, e a presidente da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades), Ana Paula Aguiar.
Juntando com a calha do rio Juruá, o Barco PAI realizou cerca de 200 mil atendimentos, números que expressam a força do programa e a alta demanda reprimida alcançada pelo Governo do Estado. Para a titular da Sejusc, Graça Prola, os números revelam o êxito da iniciativa.
“Os números revelam o quanto é importante essa estratégia de atendimento para as comunidades ribeirinhas cuja população tem dificuldade de acessar serviços públicos. Essa estratégia do Governo tem nosso irrestrito apoio porque permite a geração de melhoria de qualidade de vida para a nossa população”, afirmou Prola.
Atendimentos – Esta segunda embarcação do Programa de Atendimento Itinerante (PAI) teve como destino as cidades de Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Canutama, Tapauá e Beruri e suas 22 comunidades. Foram oferecidos à população 32 tipos de serviços nas áreas de cidadania, saúde, justiça e assistência social, dois a mais que da primeira vez, com novidades como a inclusão do Calendário Nacional de Imunização com 13 vacinas.