Uma das Araras Canindé apreendidas pelo Batalhão Ambiental

Policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental, em resposta a uma denúncia anônima, apreenderam neste sábado (19), por volta de 12h30, um casal de araras Canindé em um sítio localizado no Ramal do Brasileirinho, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. As aves estavam sendo mantidas em cativeiro e oferecidas para venda pelo valor de R$ 1.200,00.

De acordo com informações repassadas pelos policiais a denúncia relatava que o proprietário do sítio estaria tentando vender as araras. Quando a equipe policial chegou ao local indicado, encontrou as aves em condições precárias, com as asas cortadas, o que indicava que estavam sendo impedidas de voar.

Além das araras, os policiais também identificaram um cão da raça pit bull, acorrentado em um cubículo ao sol, em situação insalubre.

Durante a revista no imóvel, os policiais encontraram ainda uma espingarda de marca CBC sem numeração aparente. Ao ser questionado sobre a posse da arma, o infrator admitiu não possuir registro ou documentação legal para mantê-la. O homem, as aves e o cão foram conduzidos ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos legais.

As aves e o cachorro resgatados serão avaliados por órgãos competentes para verificar sua saúde e possíveis encaminhamentos. O infrator poderá responder por crime ambiental, maus-tratos aos animais e posse ilegal de arma de fogo.

Artigo anteriorJustiça arquiva inquérito que investigava morte do cão Joca em voo da Gol; entenda
Próximo artigoCidade colonial portuguesa é encontrada na Floresta Amazônica