A Bateria Feminina Salto Agulha realiza um workshop de percussão, com ritmo de samba, voltado só para mulheres.

O workshop acontece todas às quartas-feiras, no turno da noite, no Espaço Cultural Muiraquitã.

O projeto é uma importante iniciativa para promover a inclusão e o fortalecimento das mulheres na percussão e na cultura do samba em Manaus, estimulando o aprendizado e a troca de conhecimentos entre as participantes.

A Bateria Feminina Salto Agulha é reconhecida não só pela qualidade musical, mas também pelo papel representativo de empoderamento feminino no universo do samba na região.

O projeto de aulas de percussão para mulheres tem como importância principal a promoção do protagonismo feminino em um campo tradicionalmente masculinizado, contribuindo para o empoderamento feminino e a visibilização das mulheres na música.

“As aulas funcionam num espaço de resistência ao patriarcado musical, fomentando a inclusão, fortalecimento da identidade e o desenvolvimento social e cultural das participantes”, como é o caso do Espaço Cultural Espaço Cultural Muiraquitã”, diz Fernanda, responsável pelo espaço.

As aulas começaram no dia 12 de novembro e vão até o dia 3 de dezembro. Ainda de acordo com a organização, o grupo ainda está aceitando alunas que, caso tenham interesse em participar, é só entrar em contato com o WhatsApp (92) 99372-7566 e falar com Bruna.

“A ideia é oferecer um ambiente de aprendizado e expressão por meio da percussão, criando uma rede de mulheres que usam a música para fortalecer sua autoestima, ampliar sua participação artística e social, e promover debates sobre gênero, cultura e direitos das mulheres

O objetivo do projeto é ensinar técnicas de percussão para mulheres de diferentes idades e contextos sociais. Promover o protagonismo feminino na música e na cultura. Criar espaços de troca, debate e formação sobre questões de gênero, direitos das mulheres, e identidade cultural. Incentivar a multiplicação do aprendizado, formando multiplicadoras que levem a percussão e o empoderamento a outras mulheres.

Esse é um projeto contemplado pelo edital 13/2024 da Lei Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

Sobre a Bateria Feminia Salto Agulha

A bateria tem 6 anos de fundação e foi idealizada por Luana Sá e Bruna Hernandez, ritmistas da GRES Reino Unido, em Manaus.

Luana Sá é filha de umas das figuras mais emblemáticas do samba amazonense, Luizinho Sá – já falecido – e Bruna Hernandez é ex-diretora de bateria. As duas convidaram outras meninas para fazer parte, nascendo assim a primeira Bateria Feminina de Manaus.

Hoje a bateria tem ritmistas vindos de várias escolas de samba, se propondo a fazer samba de qualidade.

Elas se firmaram no cenário carnavalesco fazendo vários shows em eventos da cidade.

Componente:

Mestre: Tacy Santos

Intérprete: Claudia Trindade

Tamborim: Bruna Hernandez

Chocalho: Lucelale Ferreira

Repique: Tacy Santos

Caixa: Paola Corrêa Rihanna Porfírio

Marcações: Luana Sá

Surdo de terceira: Nicolle Costa

Artigo anteriorComandante Dan destina novos recursos à saúde do interior e à educação
Próximo artigoAlvará de Construção Mais Fácil chega a mais de 16 mil metros quadrados licenciados no ano pela Prefeitura de Manaus