O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciaram nesta quinta-feira (4/7) novas regras que vão permitir o pagamento por aproximação com o Pix. As medidas também criam a possibilidade de usar o meio de pagamento na internet, sem sair do ambiente de compras online.

As novidades devem estar disponíveis a partir de fevereiro de 2025. Neste mês, contudo, o BC deve publicar normas detalhadas sobre como as instituições financeiras devem viabilizar a criação desses serviços. A previsão é que, em novembro, as novas funcionalidades comecem a ser testadas.

O Pix por aproximação, segundo o BC, resultará de novas regras que serão adotadas no Open Finance. Esse sistema possibilita que as informações bancárias e a movimentação da conta de uma pessoa sejam compartilhadas entre diversas instituições financeiras. A meta é que essas “finanças abertas” aumentem a concorrência entre os bancos em busca de clientes, o que pode resultar em vantagens para os consumidores.

De acordo com nota divulgada pelo BC, as regras ampliam o escopo de instituições que participam do ecossistema do Open Finance, abrangendo instituições financeiras que são relevantes em segmentos, como investimento e operações de câmbio. Com isso, a base de potenciais clientes beneficiados pelo mecanismo vai alcançar 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorResultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro
Próximo artigo“Vivemos um pesadelo”, diz família de brasileira espancada no Chile